O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental realizou, na tarde de segunda-feira (18.10), a aula inaugural do 4º Curso de Policiamento Ambiental. A abertura contou com uma palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Zuquim Nogueira, e foi realizada no auditório da Controladoria-Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo, na Capital.
A aula magna do curso contou com a presença do comandante-geral adjunto da Polícia Militar, Daniel Lipi Alvarenga, entre outras autoridades civis e militares. Ao todo, 36 policiais do Estado de Mato Grosso e da Paraíba vão participar da capacitação, que terá duração de oito semanas e será ministrada pelo Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental.
“É uma oportunidade ímpar poder capacitar nossos agentes e prestar um serviço de qualidade cada vez melhor para a sociedade. Com o 4º curso, a instituição espera potencializar ainda mais as suas ações voltadas à preservação da fauna e da flora”, destacou o comandante-geral adjunto da PM, Daniel Lipi Alvarenga.
Ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Zuquim Nogueira, a palestra inaugural abordou o tema “A Importância da razoabilidade na atuação da Polícia nas questões ambientais: uma visão jurisdicional”, pauta destacada na ordem do dia pelo comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, o tenente-coronel Fagner Augusto, que enalteceu a integração dos poderes civis e militares na viabilização do curso: “Ressalto que a integração é a chave mestra para a viabilização do 4º curso de policiamento ambiental. Destaco o apoio incondicional da polícia militar por meio de toda a sua estrutura organizacional, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado e Meio Ambiente, o Ministério Público e o Poder Judiciário de MT, dentre outros parceiros”, disse o comandante, que concluiu:
“Os alunos participantes terão acesso a conteúdos como legislação ambiental, técnicas e táticas voltadas para o policiamento ambiental, com isso, temos o desafio de capacitar qualitativamente e unir os militares com aptidões e conhecimentos, indispensáveis para a realização das atividades de policiamento e fiscalização ambiental com qualidade técnica e operacional”.
No final da solenidade, o desembargador José Zuquim Nogueira recebeu a medalha de Mérito Protetor Ambiental, destinada a homenagear aqueles que contribuem significadamente para a evolução e o fortalecimento do policiamento ambiental.
Também estiveram presentes na solenidade o subchefe do Estado-Maior Geral, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva e o comandante do comando especializado de policiamento, coronel José Nildo Silva de Oliveira.