O presidente da Câmara de Vereadores, Roni Magnani (SD) homenageou, por meio de moção de aplausos, representantes do povo Boé Bororo da região. As homenagens chamaram a atenção das lideranças indígenas, que destacaram o ineditismo da entrega das moções feitas pelo vereador.
Eles classificaram como um marco histórico. “Nunca na história da Câmara de Vereadores isso ocorreu, o Roni foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores em homenagear os caciques”, destacaram os homenageados.
A entrega de honrarias marca o mês de agosto, quando no dia 28, é comemorado Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Entre os homenageados, está Erotildes Hó, aos 55 anos, pertence ao subclã dos Baadojeba na organização social do povo Bóe Bororo. Ela é moradora da aldeia jurigue – Ti Tadarimana.
Além dela, também foi homenageada, Nadir Ika, aos 69 anos de idade, pertence ao subclã dos kie na organização social do povo Bóe Bororo. Ele é moradora da aldeia Divisa – Ti Tadarimana.
Outro nome lembrado foi Raimundo Itoga, aos 79 anos, pertence ao subclã dos kie na organização social do povo Bóe Bororo. Morador da aldeia Apido Paru – Ti Tadarimana.
Além de Joaquim Batista Burudui, aos 86 anos, pertence ao subclã dos Aroroe na organização social do povo indígena Bóe Bororo. Morador da aldeia Tadarimana – Ti Tadarimana.
As moções seguiram uma indicação feita pelo secretário de Cultura do município, Pedro Augusto Araújo.