A solenidade do 14º aniversário da Coordenadoria de Assistência Social da Polícia Militar foi realizada na tarde de sexta-feira (13.08), no auditório do Comando-Geral da PM, em Cuiabá. O evento homenageou autoridades militares e profissionais que colaboraram com o trabalho da CAS, órgão da PM que oferece apoio em momentos delicados da vida dos seus policiais e familiares.
Presidido pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, o ato solene militar foi embalado pelo Corpo Musical da PM. Os policiais entregaram lembranças aos profissionais que atuam e apoiam o CAS, entre eles, assistentes sociais, psicólogos, palestrantes, médicos, enfermeiros, líderes religiosos, entre outros.
O coronel Jonildo José de Assis fez questão de agradecer cada profissional pela dedicação e apoio a tropa nestes 14 anos de existência da CAS. “Quero agradecer a nossa eterna coordenadora, major PM da reserva remunerada Lucinete Vilarinho e o nosso atual coordenador, tenente-coronel Diego Tocantins. A CAS está presente nos momentos de tristeza e também em situações importantes de prevenção e apoio aos nossos policiais, com oferecimento de esclarecimentos preventivos voltados para a saúde física e mental e assistência aos militares. O policial que sempre está pronto para servir e proteger à população, passa por situações difíceis, essa coordenadoria sempre está pronta para nos ajudar e apoiar”, ressaltou o comandante.
Nestes 14 anos, a Coordenadoria já realizou mais de 13 mil atendimentos à família dos policiais militares,desde encaminhamentos a consultas médicas, acompanhamentos psicológicos, assistência funeral, orientação e apoio jurídico quanto obtenção de pensão, indenizações, regularização de situações funcionais de profissionais dentro da instituição dentre outros serviços.
O coordenador da CAS, tenente-coronel Diego Tocantins destaca que conta com apoio de cerca de 10 profissionais. Durante o ano são realizados mais de 1.500 atendimentos aos policiais e seus familiares. E que o foco deste ano pandêmico têm sido o apoio a saúde mental dos policiais; já que toda a tropa vem atuando de forma incansável em várias frentes neste momento difícil.
“Nos momentos mais difíceis da nossa tropa, procuramos prestar esse apoio de assistência social. A saúde emocional dos policiais vem recebendo ações preventivas com palestras, apoio psicológicos. Queremos sempre trabalhar na causa para salvaguardar a vida destes militares e seus familiares”, destaca o tenente-coronel.
Além do comandante-geral da Polícia Militar, a solenidade de aniversário da CAS contou com a presença do comandante adjunto-geral da PM, coronel Daniel Lipi Alvarenga; do Subchefe de Estado Maior-Geral coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva; comandante da Diretoria de Gestão de Pessoas da PMMT, coronel Edvan Manoel de Azevedo, dentre outras autoridades militares.