A troca de experiências na organização e execução de programas e ações desenvolvidas em prol da assistência e do desenvolvimento social foi tema de encontro realizado pelas secretárias de Estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Por três dias (02,03 e 04.08), as lideranças estaduais compartilharam informações do que foi realizado principalmente na assistência à população carente no período de pandemia. A iniciativa foi realizada em São Paulo.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc), Rosamaria Carvalho, explicou que a intenção do encontro era trocar ideias e fazer uma avaliação do que foi feito e o impacto das ações que podem ainda serem desenvolvidas para ajudar os mais vulneráveis.
“O encontro foi bastante importante, visto que em cada Estado há realidades diferentes. Porém, chegamos à conclusão que todos tomaram medidas emergenciais tomadas no período de pandemia, como a distribuição de cestas básicas. Os quatro Estados promoveram ações assistenciais para matar a fome da população nesse momento crítico”, afirmou Rosamaria.
Na ocasião, as secretárias conheceram as dependências do restaurante Bom Prato, em Paraisópolis, que alcançou a marca de 1 milhão de refeições gratuitas servidas durante o período de pandemia. A programação ainda contou com a visita pela Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo. No fechamento das atividades técnicas promoveram a troca de informações e metodologias de trabalhos realizadas em cada Estado.
Participaram ainda a secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes; a secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elizabeth Jucá; e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul, Elisa Nobre.