Home Destaque Médico acusa Santa Casa de erro médico que teria levado à morte...

EM RONDONÓPOLIS


Médico acusa Santa Casa de erro médico que teria levado à morte de seu irmão

A suspeita é de que uma dieta líquida que deveria ser sido inserida no estômago do paciente teria sido inserida nos pulmões

| Por Denilson Paredes

O médico Luiz Carlos de Freitas Garcia acusa a Santa Casa de Rondonópolis de ter cometido um erro médico e ter agido com negligência no tratamento de seu irmão, o engenheiro civil Luiz Antônio de Freitas Garcia, 43 anos, morto no último dia 30 em decorrência das complicações da Covid-19. Ele se manifestou inclusive em suas redes sociais e no seu entendimento, ele foi vítima de erro médico e que a família agora pretende responsabilizar judicialmente o hospital.

Segundo ele, seu irmão foi internado na Santa Casa de Rondonópolis no último dia 19 de julho com sintomas leves da Covid-19. Mas, como apresentou uma piora no seu quadro clínico, acabou sendo intubado no dia 21, mas permaneceu com quadro estável e precisando de uma quantidade baixa de oxigênio.

“Ficamos sabendo que uma funcionária da Santa Casa teria sido mandada embora por esse tipo de erro”, conta o médico Luiz Carlos de Freitas Garcia – Foto Mídias sociais

O médico conta que o quadro evoluía bem e que a proposta inicial era manter o paciente intubado pelo período de 7 dias, mas teve uma piora na madrugada do dia 24 para o dia 25 e foi levado pelo irmão para o Hospital H Bento, em Cuiabá, onde foi constatada a presença de material estranho dos pulmões do engenheiro.

A suspeita é de que esse material seria de uma dieta líquida que deveria ser sido inserida no estômago do paciente por meio de uma sonda, mas teria sido inserida nos pulmões. “Ao mesmo tempo, ficamos sabendo que uma funcionária da Santa Casa teria sido mandada embora por esse tipo de erro. E como meu irmão não teve melhora, foi piorando, ele veio à óbito na sexta-feira da semana passada”, relatou.

Luiz Carlos de Freitas Garcia contou ainda que solicitou uma cópia do prontuário médico de seu irmão à Santa Casa e constatou que realmente teria ocorrido o erro na forma de aplicar a dieta líquida de seu irmão, o que no seu entendimento foi a principal causa da morte. “Foi passada a dieta pela sonda que era para ir do nariz até o estômago, o que a gente chama sonda nasogástrica, essa sonda foi inserida dentro da traqueia. Era preciso ter confirmado a posição da sonda por um Raio-X, não sei se isso foi feito, sei que a dieta foi passada para dentro dos pulmões e depois de vir evoluindo muito bem, depois disso ele começou a ficar muito ruim e acabou morrendo”, desabafou.

O médico informou que pretende acionar a Santa Casa e a equipe médica que atendeu seu irmão na Justiça.

Outro lado

Procuramos a Santa Casa para se pronunciar a respeito do ocorrido, mas até o fechamento dessa reportagem não tínhamos obtido uma resposta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here