Home Editorias Mato Grosso Vara de Alta Floresta cria ‘Cantinho da Paineira’ e aumenta número de...


Vara de Alta Floresta cria ‘Cantinho da Paineira’ e aumenta número de acordos

| Por

Inspirada em uma árvore imponente que atrai muitos turistas à região, a Vara do Trabalho de Alta Floresta criou o ‘Cantinho da Paineira’, uma sala destinada à realização de audiências de conciliação. A iniciativa é uma das ações implementadas pela unidade para aumentar o índice de acordos, que alcançou 51,18% em 2023.

O número fez com que a unidade alcançasse 102,16% da meta 3 do CNJ, que prevê o aumento do índice de conciliação na fase de conhecimento em relação ao biênio 2020/2021.

A iniciativa partiu da juíza titular da Vara Janice Mesquita e da servidora Suzana Zeczkoski, depois que as duas concluíram o curso de formação de conciliadores. Com isso, a unidade investiu em ações como a criação da sala e o preparo dos advogados para a cultura da pacificação. “A gente criou estratégias para convencer os advogados a serem menos combativos e olharem para a conciliação como o melhor caminho para a resolução do processo. Aos poucos, começamos a observar o crescimento no número de acordos e isso animou a equipe. Hoje, temos um excelente desempenho nas semanas de conciliação e nosso índice de mediação disparou”, conta a servidora.

Paineira

Suzana afirma que o ‘Cantinho da Paineira’ ganhou este nome por influência das salas de conciliação do Cejusc, que possuem nomes inspirados em pontos turísticos de Mato Grosso. “Temos uma paineira linda aqui em Alta Floresta. Ela fica a poucos quilômetros do centro da cidade e recebe muitos visitantes, que vão ao local para apreciar seu porte majestoso”, destaca.

A paineira em questão é considerada uma das maiores árvores da América Latina. Também chamada de Sumaúma, possui em torno de 60 metros de altura e estima-se que tenha cerca de 300 anos de existência.

(Fabyola Coutinho)

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here