Home Editorias Agricultura Abertura nacional do plantio de soja 2024/25 é hoje, no Maranhão


Abertura nacional do plantio de soja 2024/25 é hoje, no Maranhão

| Por

A Fazenda Pau Brasil, em Açailândia (MA), será o palco, nesta sexta-feira (11.10) da Abertura Nacional do Plantio de Soja 2024/25. O evento faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa promovida pelo Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil, e será realizado pela primeira vez no estado do Maranhão. A cerimônia marca o início da nova safra e reunirá produtores, especialistas e autoridades para debater os desafios e as oportunidades do setor.

Com uma área plantada de 2.600 hectares, a Fazenda Pau Brasil integra o grupo Arco-Íris desde 2016 e utiliza tecnologias de agricultura de precisão desde suas primeiras safras. A propriedade, que anteriormente abrigava reflorestamentos de Paricá e seringais, se destaca por sua inovação no manejo agrícola, o que a torna uma referência no setor.

Além de acompanhar o início do plantio com o enfileiramento das plantadeiras no campo, os participantes terão a oportunidade de discutir temas estratégicos para a soja, como gestão, diversificação de culturas, sustentabilidade e os impactos das mudanças climáticas nas lavouras. A relevância da região do Matopiba — formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — será um dos pontos centrais, destacando o papel dessa área no aumento da produção nacional de grãos.

Nos últimos anos, o setor de soja no Brasil tem enfrentado a queda nos preços das commodities agrícolas, enquanto os custos de produção permanecem elevados. A expansão da área plantada e o aumento da produtividade são vistos como avanços importantes, mas o equilíbrio entre oferta e demanda, além da formação dos preços de mercado, continuam sendo fatores cruciais para a sustentabilidade do setor.

SERVIÇO

Nome: Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2024/2025
Data: 11 de outubro, às 9h de Brasília
Local: Fazenda Pau-Brasil, em Açailândia, Maranhão
Transmissão: ao vivo pela TV, pelo site e pelas redes sociais do Canal Rural

Fonte: Pensar Agro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here