Após dois anos de uma experiência bem-sucedida, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) e a empresa Bom Futuro renovaram, nessa quarta (2), a parceria para contratação de jovens aprendizes para atuar na Justiça do Trabalho. Com a parceria, a empresa cumpre a cota legal de aprendizagem prevista em lei.
Durante a assinatura do documento, a presidente Adenir Carruesco ressaltou o papel social do Tribunal com a parceria. “É importante dizer que assumimos a responsabilidade de cuidar dessas crianças, de dar uma oportunidade de futuro. Esse é um compromisso do Estado, é um compromisso da família, é um compromisso da sociedade. É um compromisso de todos para a construção de um futuro melhor para esses jovens” destacou.
A desembargadora salientou que essa atuação traz orgulho à instituição. “Temos um número pequeno de aprendizes. Mas, com essa atitude nós nos tornamos espelho para moldar comportamentos e ser realmente um agente transformador na sociedade. É gratificante ver o brilho nos olhos dos aprendizes, que vem aqui para aprender e acabam por nos ensinar muita coisa”, afirmou.
Para o advogado Thiago Siqueira, que representou a Bom Futuro, o projeto de aprendizagem implementado no Tribunal é simples, porém de grande valor na vida dos participantes. “Eu sou exemplo do quanto ações como essa são significativas na vida de alguém. Aos 14 anos tive minha primeira experiência profissional e essa oportunidade marcou minha vida. Hoje sou advogado e vejo a Justiça do Trabalho como um exemplo de transparência e modelo a ser seguido por todo Poder Judiciário”, disse.
Frutos
A parceria entre TRT e Bom Futuro teve início em 2022. Na época, cinco jovens aprendizes foram contratados. A adolescentes Kauanne Vitória, de 16 anos, fez parte do grupo e permaneceu no Tribunal por dois anos. Na despedida, ocorrida no fim de setembro, ela destacou as lições que colheu durante esse período. “Saio de coração grato por tudo que aprendi e pelo acolhimento que recebi. Os ensinamentos vou levar comigo para pôr em prática por onde eu passar”, destacou Kauanne na ocasião.
Agora, serão abertas sete vagas. “Essa ação sempre que possível a gente precisa fazer em benefício do futuro dos nossos jovens. Eu sou incentivador e com certeza, se tiver que renovar novamente esse trabalho conjunto será um enorme prazer”, pontuou o vice-presidente do Tribunal, desembargador Aguimar Peixoto.
Também participaram da solenidade os juízes auxiliares da Presidência, Leda Lima e Ediandro Martins, o diretor-geral, Marlon Rocha, além de gestores e servidores de várias unidades do Tribunal.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT