Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, recebeu representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), nesta segunda-feira (30). Clique aqui para ampliar. |
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, declarou apoio aos programas que serão implementados no Parque Tecnológico de Mato Grosso, com foco no desenvolvimento dos municípios e redução das desigualdades regionais. A parceria foi solicitada por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), nesta segunda-feira (30).
“O Tribunal de Contas de Mato Grosso tem uma visão de desenvolvimento igual para todos que vivem no estado, para todos os municípios. Somos um estado com muitas desigualdades e isso precisa mudar, precisamos ter uma visão de futuro e hoje tivemos uma boa notícia. O Estado, por meio da Seciteci, está criando o centro tecnológico de Mato Grosso, que eu ouço falar há mais de 30 anos e nunca saiu do papel. Isso significa desenvolvimento, crescimento, oportunidade para qualificar as pessoas. Eu entendo que é um avanço e o Tribunal de Contas sempre estará junto”, afirmou o presidente.
Para o secretário da Pasta, Allan Kardec, a presença do Tribunal de Contas dentro do parque é fundamental para dar efetividade aos programas. “Não se faz programas de gestão e monitoramento dos municípios, não se faz ciência e tecnologia, se os municípios não estiverem ligados nisso e não se faz qualificação profissional se não soubermos corretamente qual é o curso que precisamos ofertar parar aquele município e quem tem esses dados? O Tribunal de Contas. O TCE-MT é fundamental para nós, para que possamos trabalhar de forma mais assertiva e eficiente, e a resposta foi sim. O presidente Sérgio Ricardo já colocou a equipe dele à disposição para começar a trabalhar.”
No mesmo sentido, Sérgio Ricardo ressaltou que não é possível uma gestão eficiente sem o uso de tecnologia. “O Tribunal de Contas possui dados fundamentais sobre os municípios e o Parque Tecnológico será o ambiente ideal para transformar essas informações em políticas públicas que promovam desenvolvimento igualitário para todo o estado. Então, vamos trabalhar juntos e evoluir nesse processo, por meio do qual todo o estado vai ganhar.”
Kardec explicou que o Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso está com 85% das obras concluídas e deve ser inaugurado no início do próximo ano. Com uma área total de 16 hectares, o parque está localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, e será voltado à criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras ao mercado.
Para isso, contempla três módulos de funcionamento: o parque tecnológico, voltado ao desenvolvimento de inovações, o parque científico, com foco na formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, e o parque de serviços, que é focado na promoção de serviços para empresas, indústrias e comunidades.
Além de dois centros, um de inovação e outro de pesquisas, o projeto prevê a implantação de incubadoras, que oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar aos micro e pequenos empreendedores e facilitam o desenvolvimento tecnológico, bem como o acesso a mercados e a investimentos. A proposta é que sejam incubadas empresas de base tecnológica nas áreas do agronegócio, biotecnologia, geociências e química verde e novos materiais, tecnologia da informação e comunicação.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT – MT