A equipe da Divisão de Gestão Documental e Memória do TRT de Mato Grosso visitou na quarta-feira (18) o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NEDHIR), unidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que abriga o acervo de processos trabalhistas que tramitaram em Mato Grosso nas primeiras quatro décadas da existência da Justiça do Trabalho.
Durante a visita, a equipe do TRT/MT teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade do NEDHIR e o acervo produzido na 1ª Junta de Conciliação e Julgamento dos anos de 1940 a 1979. O conjunto tem relevante valor histórico, especialmente para o estudo das relações de trabalho e da consolidação dos direitos trabalhistas no estado. O material doado à UFMT em 1996 está microfilmado e disponível para consulta.
O chefe da Divisão de Gestão Documental e Memória do Tribunal, Nelson Ferraz, reforçou a importância da cooperação entre as instituições na preservação da memória histórica e documental. A expectativa é que, a partir dessa aproximação, novas parcerias sejam firmadas, contribuindo para o enriquecimento cultural das duas instituições.
Os representantes do Tribunal foram recebidos pelo supervisor do NEDHIR, Célio Santos, e pelas pesquisadoras Léia de Souza Oliveira, Nileide Souza Dourado e Eliane Maria Oliveira Morgado.
A visita faz parte de um cronograma do TRT/MT para conhecer os principais arquivos e centros de memória de Mato Grosso, com o objetivo de compartilhar boas práticas que sirvam de base para o aprimoramento da política de gestão documental e preservação da memória da Justiça do Trabalho.
(Aline Cubas)
Fonte: TRT – MT