Home Destaque Mato Grosso é gigante em oportunidades para o setor florestal, afirma secretário...


Mato Grosso é gigante em oportunidades para o setor florestal, afirma secretário de Desenvolvimento Econômico em evento ambiental

| Por
Mato Groso integra painel de evento nacional de Floresta. - Foto por: Assessoria Sedec

“Mato Grosso é um gigante em termos de oportunidades no setor florestal. Com nossas vastas áreas para receber florestas plantadas, um compromisso firme com a sustentabilidade e uma grande demanda por biomassa, estamos prontos para receber investimentos que contribuam para o crescimento econômico e ambiental do estado,” disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, durante painel do evento Floresta 360º.

O secretário foi painelista de um dos mais importantes eventos do setor florestal do Brasil, o Floresta 360º, nesta terça-feira (20). O evento ocorre até o dia 21 de agosto no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

No painel Conhecendo o Potencial Florestal do Centro-Oeste, o secretário mostrou as oportunidades de investimentos no setor florestal, bem como as metas que estão sendo trabalhadas para que Mato Grosso possa crescer nesta área, aos empresários, especialistas e autoridades presentes.

Conforme os dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado é o maior produtor da árvore Teca da América do Sul, com 68 mil hectares de floresta. Mas ainda possui uma grande demanda por biomassa. Até 2030, Mato Grosso precisa adicionar 285 mil hectares de biomassa para suprir as necessidades de suas indústrias, como apontam as metas de ações do Plano ABC+.

Para César Miranda, o gargalo acaba sendo uma oportunidade, já que o Estado possui pouco mais de 20 milhões de hectares de pastagens que podem ser utilizadas com o sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF) para plantio.

“Mato Grosso encontra-se em uma posição estratégica para investimentos do setor florestal. Nós temos 20 milhões de hectares para ser usados como o sistema IPF, fora as áreas degradadas que podem ser destinadas à silvicultura, e a demanda pela matéria por parte das nossas indústrias. Além disso, nós temos uma infraestrutura robusta, que inclui redes de transporte e logística, sem falar das políticas públicas e incentivos oferecidos pelo Governo do Estado”, destacou o secretário.

O Floresta 360º é uma oportunidade para atração de investidores e reforçar o compromisso do Estado em posicionar Mato Grosso em fomentar seu desenvolvimento. Além disso, práticas e políticas são discutidas para o futuro sustentável da área florestal no Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here