Com 2.342 novos casos registrados em 2023, a Vara do Trabalho de Nova Mutum se mantém como a única do TRT de Mato Grosso no grupo 5 em termos de movimentação processual. Além de ser a maior unidade nesse quesito, a Vara possui a maior quantidade de horas de capacitação: 1.636 horas investidas em cursos e qualificações pelos servidores.
Instalada em setembro de 2011 e com jurisdição na cidade-sede e nos municípios de São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato, a Vara de Nova Mutum apresentou, em 2023, prazo médio de 76,3 dias entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença. O índice está bem abaixo da média regional (145,8 dias) e nacional (239,6 dias).
A unidade realizou também 1.322 audiências no ano passado e movimentou cerca de 15 milhões de reais. O montante inclui o valor de 339 mil reais relativo aos três eventos nacionais de conciliação de 2023.
Outro dado da unidade é o alcance de todas as metas do CNJ e a 7ª posição no ranking de menor número de impressões no Tribunal. O local também se preocupa com a separação do lixo e aproveita a coleta seletiva do município para fazer a destinação adequada de resíduos.
A presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Adenir Carruesco, destacou o grande volume processual e o comprometimento da equipe. “Mesmo sendo a vara com maior movimentação do estado, cumpriu todas as metas do CNJ e apresenta números excelentes, além de feedbacks muito positivos dos advogados e grande comprometimento com a eficiência na prestação dos serviços de justiça”, avaliou.
A juíza titular da Vara, Cláudia Servilha, agradeceu a sua equipe e a forma humana como os trabalhos da correição ocorreram. “É muito satisfatório receber a desembargadora Adenir e a juíza Leda, que vieram cumprir seu papel de inspecionar a unidade. Nós temos ótimos índices, obtidos com o esforço dos servidores que aqui atuam, aliados à cooperação dos advogados, sempre muito participativos”, destacou.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT