Acidentes de trabalho, verbas rescisórias e dezenas de outras demandas trabalhistas marcaram a edição do Cejus Presente em Sorriso. O mutirão de conciliação ocorreu de 17 a 21 de junho, com a realização de 88 audiências conduzidas pela equipe do Cejusc, em parceria com a vara que recebeu o projeto.
A ação contou com a participação da coordenadora do Cejusc de 2º grau, desembargadora Beatriz Theodoro, e da juíza coordenadora do Cejusc 1º grau Caroline Marchi, além dos conciliadores Joice Rodrigues e Márcio dos Santos.
Para a juíza Caroline, a ação alcançou os objetivos propostos. “Nós tivemos a oportunidade de atuar auxiliando as partes e seus advogados a resolverem muitos processos e, muitas vezes, a solucionarem, inclusive, o conflito interpessoal por trás da ação trabalhista. Isso trouxe efeitos muito positivos para as partes e todos os envolvidos na conciliação, especialmente pela maneira humanizada que conseguimos conduzir os trabalhos”, disse a magistrada.
Acordos
O índice de acordos do Cejusc Presente em Sorriso foi de 40%, número que demonstra, conforme a magistrada, um índice relevante no número de conciliações. “É quando a gente sente que está plantando a sementinha da cultura da paz em cada um dos jurisdicionados e advogados com quem atuamos”, destacou.
A juíza da Vara de Sorriso, Marta Velho, disse que a unidade recebeu o projeto com entusiasmo e satisfação. “Nos últimos anos tivemos um aumento na quantidade de reclamações na VT Sorriso, especialmente este ano, em que estamos nos revelando como uma das unidades que recebeu o maior número de processos trabalhistas no Estado de MT. O Cejusc Presente veio com uma valiosa contribuição para nossa jurisdição, além de ser solução adequada de inúmeros conflitos, inclusive conflitos de alta complexidade e valor, como aqueles decorrentes de acidente de trabalho, trabalho rural e trabalho de motoristas”.
A magistrada também destacou que a equipe do Cejusc é altamente qualificada e utilizou inúmeras técnicas de mediação e conciliação. “Os resultados foram constatados tanto ao longo da semana, quanto nas semanas seguintes, quando foram formalizadas conciliações, iniciadas pelo mutirão. Registro minha gratidão pela iniciativa da Administração do Tribunal ao nos eleger para receber o projeto e também a todas as pessoas que tornaram possível esse mutirão aqui”.
Em Sorriso, também estiveram presentes no mutirão de conciliação os servidores da Coordenadoria de Polícia Judicial, Sérgio Gonçalves e Donalcio Lima.
Cejusc Presente
O projeto surgiu de uma experiência na cidade de Arenápolis, em novembro de 2022. A 1ª edição do Cejusc Presente foi realizada em Rondonópolis, em março de 2023, e a segunda em Barra do Garças, em setembro do mesmo ano.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT