A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que é uma realização da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) finalizou a 3ª edição do evento, nesta quinta-feira (20/06), em Rondonópolis, que contou com expressiva participação de público, expositores e palestrantes de renome dentro do agro brasileiro, protagonizando debates de alto nível sobre mercado nacional e internacional de soja e milho, Crédito de Carbono.
Os trabalhos do segundo dia da FEBRASEM foram abertos, com a palestra de Raphael Mandarino, diretor da AG Resource Brasil abordou o tema “Atualização de mercado com foco soja e milho – nacional e internacional”. Na sequência, o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT), Cleiton Gauer, também proporcionou aos participantes a atualização do mercado de Mato Grosso. Ao final, os dois palestrantes responderam perguntas do público.
Em paralelo a programação do evento, a FEBRASEM promoveu reuniões entre entidades e associações ligadas ao agro e agentes públicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), onde se discutiu demandas do setor.
Além de encontros institucionais, a Feira Brasileira de Sementes recebeu neste segundo dia, uma missão de membros da associação de produtores óleo vegetal da Índia (SEA), que estão no Brasil para conhecer a cadeia produtiva da soja, e como parte da programação em Mato Grosso visitaram a feira e participaram de uma reunião com a diretoria APROSMAT e o assessor especial do MAPA e Conselho de Administração (Consad) da Embrapa, Carlos Augustin.
No período da tarde, o painel “Crédito de Carbono”, contou com a participação da pesquisadora Sênior Marília Folegatti (Embrapa Meio Ambiente), líder de Carbono da Bayer Fabio Passos, presidente executivo Abiove André Nassar e diretor relações Governamentais e Sustentabilidade da Unem Bruno Alves. Onde segundo Marília Folegatti trouxe diferentes abordagens sobre o tema, o que segundo ela, elevou o nível do debate. “O painel foi muito diverso, com quatro pontos de vista sobre a mesma questão, diferentes perspectivas e muito complementares. Tanto é que finalizado o painel, a discussão que está aqui em paralelo é como nós vamos escrever o que a gente acabou de concluir nesta discussão, deste modo, foi extremamente rico o debate. Então nós temos o que há de mais moderno na captura de carbono e também o que se tem de mais combativo, deste modo são quatro instituições que defendem a ideia e uma delas uma empresa privada, aportando recursos importantes para desenvolvimento científico e técnico para melhor representar a nossa agricultura”, destacou.
Para finalizar a programação no auditório, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), explanou sobre os trabalhos e frentes em que a FPA atua. “Momento importante aqui na FEBRASEM, onde apresentamos os trabalhos da FPA, o que significa essa força política em Brasília, as ações que nós realizamos em parceria com as entidades, inclusive com o setor de sementes sempre presente conosco no dia a dia. Onde tivemos hoje um debate muito interessante sobre o mercado de carbono e por fim destacamos que a FEBRASEM que é a pioneira, sendo a maior e a mais importante feira de sementes do Brasil e que compete de igual para igual com as feiras internacional”, disse.
O presidente da APROSMAT, Nelson Croda, em seu discurso de encerramento da feira agradeceu imensamente a todos que participaram da FEBRASEM e já antecipou o convite para o ano que vem. “A nossa avaliação da 3ª FEBRASEM é excelente e superou as nossas expectativas, tanto em participação de público, quanto a difusão de conhecimento e troca de informações com toda a cadeia produtiva, os clientes, produtores de sementes, a área técnica, governamental e parte política. E nem bem encerramos a FEBRASEM 2024, já estamos planejando a Feira Brasileira de Sementes do ano que vem e também a convidamos a todos da cadeia produtiva. A FEBRASEM é uma semente que foi plantada há três anos, que continua crescendo com vigor e gerando vários frutos”, finalizou.
Para marcar o fim da 3ª edição da FEBRASEM, os participantes foram agraciados com dois shows em um happy hours, com um último momento de networking e conexões.