A Ouvidoria Ativa esteve segunda-feira (17) em Sorriso. O projeto, criado para registro de demandas, sugestões e elogios das pessoas de várias localidades de Mato Grosso, também serve como um momento de acolhimento para quem atua nas unidades da Justiça do Trabalho e da sociedade em geral.
A Ouvidora do TRT/MT, desembargadora Beatriz Theodoro, é responsável pela condução dos trabalhos do projeto. “A Ouvidoria Ativa tem uma proposta de ouvir a sociedade, então, seja ela uma reclamação, seja um elogio, seja uma sugestão, nós estamos sempre prontos para ouvir e auxiliar a Administração do Tribunal no aprimoramento dos serviços prestados”, disse.
A magistrada destacou ainda as parcerias firmadas pelo Tribunal, por meio da Ouvidoria. “Além das demandas trabalhistas, a Ouvidoria do TRT celebrou uma parceria com a delegacia da mulher para registro de casos de violência doméstica, com a OAB para situações que envolvam advogados e, mais recentemente, com o Tribunal Regional Eleitoral para denúncias de assédio eleitoral. Esse trabalho, por meio de uma justiça multiportas, acolhe as demandas e encaminha para essas instituições”, afirmou.
Para a juíza Marta Velho, da Vara do Trabalho de Sorriso, o projeto proporcionou um contato direto e pessoal, algo muito positivo na avaliação da magistrada. “Internamente, o serviço da Ouvidoria permite o aprimoramento da jurisdição e dos serviços prestados pelo tribunal, não somente através do encaminhamento e processamento de reclamações, mas também de sugestões e de elogios. Já externamente, com a participação da sociedade e da comunidade jurídica, é possível realizar uma autoanálise e avaliar as possibilidades e pontos de melhoria”, avaliou.
A juíza ressaltou também que a Ouvidoria se revela uma ferramenta a serviço da comunidade, da dignidade e da cidadania. “Isso se verifica com o com o tratamento que é dado pela ouvidoria da mulher e também pelo encaminhamento que a unidade a procede em relação aos casos de assédio sexual, assédio moral e assédio eleitoral. Eu já acompanhava o trabalho da ouvidoria e agora reforcei minha convicção sobre a relevância desse serviço tanto para o nosso TRT, quanto para toda a comunidade”.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT