“Um evento simples, porém muito significativo para fomentar reflexões e promover a discussão, inclusão e a integração de magistrados, servidores e jurisdicionados do Tribunal”, disse o presidente do Tribunal, desembargador Paulo Barrionuevo, na abertura da Semana de Acessibilidade, realizada nessa segunda-feira (25).
O evento é promovido pelo Subcomitê de Acessibilidade, como lembrou o magistrado, que destacou as ações desenvolvidas pela instituição para inclusão de pessoas com deficiência. “A exemplodas adequações dos nossos prédios, em que ganhamos uma menção honrosa do TST, a interiorização das ações, como ocorreu durante as correições, em que membros do subcomitê foram de unidade em unidade falar sobre o tema, além da produção de materiais para permitir um melhor exercício da cidadania das pessoas com deficiência”.
A coordenadora do Subcomitê, juíza Márcia Martins (6ª Vara), ressaltou que a sensibilização é o principal objetivo da ação. “É preciso que as pessoas entendam que o maior problema das pessoas com deficiência não são só as barreiras físicas, mas, principalmente, as barreiras atitudinais, que surgem com o preconceito e capacitismo. Em um ambiente adaptado, essa pessoa, independentemente de qualquer limitação, estará em igualdade de condições para o trabalho e a vida em sociedade”, destacou.
A servidora Laudisséia Figueiredo (Governança e Gestão Estratégica) ponderou que existe um aparato de legislações,no entanto, ainda há muito por fazer. “Não temos como sair às ruas, por exemplo, porque estamos à mercê dos desafios. Eu mesma, pessoa com deficiência múltipla e severa, já caí em um bueiro na rua. Destaco o vanguardismo do Tribunal e meu orgulho em atuar nessa instituição tão comprometida com a acessibilidade”, disse a servidora, membro do Subcomitê de Acessibilidade.
Exposição
Com fotos sobre conquistase desafios das pessoas com deficiência, a exposição ‘Dignidade em foco: nossa luta por uma sociedade mais inclusiva e acessível’ abriu as atividades da 1ª Semana de Acessibilidade do Tribunal. As imagens mostram pessoas com deficiência atendidas pela Escola Estadual Raio de Sol – Educação Especial, Associação Síndrome de Down de Mato Grosso, Associação de Paise Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae) e Associação Matogrossense de Deficientes.
As fotos foram feitas pelos fotógrafos Beatriz Bombasaro, Mateus Souza e Hilda Ribeiro e estão no saguão do prédio das varas do TRT durante toda a semana.
O evento contou também com a participação do pianista Luís Guilherme, músico profissional e deficiente visual e do servidor Aldeiuson Liba (Polícia Judicial) no saxofone.
Fonte: TRT – MT