Home Destaque Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas...


Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas de MT

| Por

O Conselho de Previdência de Mato Grosso aprovou a realização de uma força-tarefa composta pelo MTPrev, sindicatos, secretarias e outros órgãos estaduais. A iniciativa, definida na quinta-feira (25.04), tem como finalidade atualizar os cadastros dos aposentados e pensionistas que ainda não participaram do Censo Previdenciário, para evitar a suspensão dos pagamentos destes beneficiários.

“Sempre procuramos esgotar todas as possibilidades para evitar bloqueio do pagamento daqueles que não fizeram ou não concluíram o Censo dentro do prazo. Nosso limite é até 20 de maio para encontrá-los. Depois disso, o relatório que levará à suspensão dos proventos será consolidado”, afirmou o presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza.

Dos 88.945 segurados, 6.632 (7,4%) ainda não fizeram o recadastramento. Destes, 4.178 são aposentados, 2.371 pensionistas e 83 servidores ativos. Os pendentes são servidores aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, e os servidores ativos do Poder Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

Para regularizar a situação e não ter o pagamento bloqueado, basta acessar o site do MTPrev e entrar no sistema do Censo com o mesmo login e senha registrados no MTLogin ou do sistema GOV.BR. O procedimento é simples e totalmente online. O beneficiário precisará apenas confirmar, ajustar ou alterar os dados que já estão na plataforma. 

O MTPrev também disponibiliza um posto de atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade em realizar o Censo pela internet.

Economia aos cofres públicos

Durante a reunião, o presidente do MTPrev, Elliton Souza, destacou a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A Seplag disponibilizou o sistema de recadastramento já utilizado para os servidores ativos, gerando uma economia de 7 milhões de reais que seriam gastos na contratação de uma empresa especializada para realizar o Censo.

“Agradecemos o apoio da Seplag e do secretário Basílio Bezerra, que não mediram esforços para adaptar o sistema de recadastramento dos ativos do Poder Executivo à base de dados do MTPrev, que abrange os ativos, inativos e pensionistas de todos os poderes e órgãos autônomos estaduais. Esse foi mais um desafio superado, que resultou em economia aos cofres públicos e maior comodidade para o segurado, que pode atualizar seus dados totalmente online”, afirmou Souza.

Presidida pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Previdência também abordou questões relativas aos investimentos do fundo previdenciário, à gestão das contribuições previdenciárias dos servidores estaduais e aos prazos para envio dos relatórios do Conselho Fiscal.
 

Fonte: Governo MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here