No mês em que a Justiça do Trabalho promove a campanha Abril Verde, empresários, gestores de recursos humanos e profissionais da área de Campo Novo do Parecis ouviram atentos às reflexões trazidas pela juíza Graziele Cabral sobre prevenção de acidentes de trabalho. O evento foi realizado em 17 de abril na Associação Comercial e Industrial de Campo Novo do Parecis (ACIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Com o tema “Acidentes de Trabalho: Como Prevenir?”, a magistrada conduziu uma palestra sobre aspectos legais e práticas preventivas, oferecendo um panorama abrangente sobre os desafios e responsabilidades das empresas na garantia da segurança e saúde dos trabalhadores.
Durante o bate-papo, Graziele Cabral destacou a importância da conscientização e do cumprimento das normas de segurança do trabalho, ressaltando que a prevenção de acidentes não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para a eficiência e sustentabilidade das organizações. Ela também destacou a importância de identificar os riscos nos diferentes ambientes de trabalho e a implementação de medidas preventivas adequadas.
A magistrada destacou ainda a necessidade de promover uma cultura de segurança dentro das empresas, que envolva a administração da empresa e todos os funcionários que atuam na organização.
Abril Verde
O Abril Verde destaca duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril. Ambas enfatizam a necessidade de atenção à saúde e à segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras para evitar acidentes e doenças causadas em decorrência do trabalho.
Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas, é uma iniciativa conjunta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O foco está na formulação e na implementação de projetos e ações em todo o País, visando à prevenção de acidentes no ambiente laboral e fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT