Home Editorias Mato Grosso Com projeto Correição Participativa, TRT/MT conclui inspeção em Mirassol, Pontes e Cáceres


Com projeto Correição Participativa, TRT/MT conclui inspeção em Mirassol, Pontes e Cáceres

| Por

Com o lançamento do projeto Correição Participativa, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso concluiu nessa quarta-feira (17), em Mirassol D’oeste, a primeira etapa das inspeções de 2024. A equipe de correição também esteve nesta semana em Cáceres e em Pontes e Lacerda para avaliar os trabalhos realizados por magistrados e servidores.

O novo projeto tem o objetivo integrar à Correição, de forma estratégica, os setores que contribuem para o resultado final das varas, fomentando o engajamento de magistrados e servidores, para que se sintam corresponsáveis pelos resultados do Tribunal como um todo, seja no cumprimento das metas, seja nos objetivos de sustentabilidade e de bem-estar.

Além da Corregedoria, participam da ação a Secretaria Geral Judiciária, Gabinete dos Juízes auxiliares da Presidência, a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, a STIC e a Coordenadoria de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida. Conforme explica a juíza auxiliar da Presidência, Leda Lima, o projeto foi pensado a partir de demandas apresentadas pelos diretores das varas. “Esse projeto busca não só o atingimento de todas as metas do CNJ, mas também promover a sustentabilidade das unidades e o bem-estar de todas as pessoas que atuam na Justiça do Trabalho”.

Ao encerrar as correições nas três primeiras unidades, a presidente do Tribunal, desembargadora Adenir Carruesco, destacou que os trabalhos são uma oportunidade para melhorar os serviços prestados à sociedade. “A Vara de Mirassol está caminhando bem, com algumas oportunidades de melhora. O objetivo da Correição é justamente fazer as inspeções in loco, avaliar processos, medir resultados, verificar cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ e as oportunidades de melhorias. Verificamos também a sustentabilidade, harmonia no ambiente de trabalho, trato dado aos advogados e partes”, explicou. 

Mirassol D’Oeste

Criada em novembro de 2003, a Vara do Trabalho de Mirassol D’Oeste tem sob sua jurisdição, além do município sede, as cidades de Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavai, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos.  Conforme o último Censo, atende uma população de 94.771 pessoas.

A unidade cumpriu a meta 1 do CNJ, que determina julgar maior quantidade de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano. Também se destacou por alcançar a meta 2 que prevê o julgamento, até dezembro de 2023, de pelo menos 93% dos processos distribuídos até dezembro de 2021 e a meta 3, que prevê o aumento do índice de conciliação na fase de conhecimento.

Com destaque para o entrosamento e bom relacionamento da equipe, a Vara de Mirassol D’Oeste registrou satisfação geral de 4,71 pontos e 4,82 nas relações sócio-profissionais, em uma escala que vai até cinco.

No encerramento da inspeção, o juiz da Vara de Mirassol, Ulisses Taveira, ressaltou o empenho da unidade para atender a sociedade da melhor forma. “A correição é realizada anualmente para aferir o cumprimento de metas e atos normativos. A Vara de Mirassol vem trazendo bons resultados, sempre prestando a melhor atividade jurisdicional possível”, concluiu.

As inspeções ocorrem anualmente nas 38 varas do trabalho e também nas unidades de apoio judiciário, a exemplo da Secretaria de Apoio à Efetividade e da Execução, Gabinete do Juízo Auxiliar de Precatórios e Cejuscs. 

(Sinara Alvares)

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here