Como parte das ações da campanha Abril Verde, os gestores regionais do programa Trabalho Seguro promoveram nessa quarta-feira (17) uma palestra direcionada aos servidores terceirizados do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. O evento abordou os riscos presentes nos ambientes de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
A iniciativa, conduzida pela desembargadora Eliney Veloso e pelo juiz auxiliar da presidência Ediandro Martins, gestores do Trabalho Seguro em Mato Grosso, deu-se na programação do Projeto Semear, de valorização dos prestadores de serviço que atuam no Tribunal. Além dos terceirizados do TRT, o evento contou com a participação de trabalhadores do Ministério Público do Trabalho, por meio de videochamada. “Aproveitamos o Abril Verde para intensificarmos as atividades de conscientização, que já são realizadas regularmente pelo Tribunal”, afirmou a desembargadora.
Durante a palestra, os participantes foram informados sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na redução de acidentes e doenças ocupacionais. Foram ressaltadas as responsabilidades tanto das empresas, no que diz respeito à distribuição, orientação e fiscalização do uso dos EPIs, quanto dos empregados, no cumprimento das normas de segurança e na comunicação sobre quaisquer alterações nos equipamentos.
A palestra também abordou os principais eventos históricos relacionados à segurança do trabalho e apresentou dados sobre acidentes laborais em Mato Grosso, incluindo estatísticas de acidentes fatais, que registraram uma média de 100 mortes por ano nos últimos 10 anos no estado. Tudo para reforçar a importância da prevenção e do uso dos EPIS, aproveitando para combater os principais motivos apontados para não usar, como ser desconfortável, esquentar muito, “atrapalhar” o serviço.
Foram apresentadas medidas preventivas, como a identificação de riscos, treinamentos, manutenção de equipamentos, normas de segurança e programas de saúde e bem-estar.
Os palestrantes enfatizaram a importância das empresas proporcionarem formação adequada e manterem um ambiente de trabalho seguro, destacando a responsabilidade de todas as partes envolvidas na garantia da segurança no local de trabalho. “A palestra foi muito produtiva, reforçando a importância da prevenção”, concluiu a desembargadora.
Abril Verde
Abril Verde é uma campanha dedicada às ações de prevenção de acidentes de trabalho e à promoção da saúde do trabalhador, celebrada durante todo o mês de abril. A campanha faz referência ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrados no próximo dia 28.
(Aline Cubas)
Fonte: TRT – MT