A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na noite de terça-feira (16), do evento Entendendo o Autismo no Ambiente Escolar. “Me preocupo muito com essa questão e sei o quanto são necessários os debates e o envolvimento da sociedade para que sejam conquistados avanços para as crianças e adolescentes com autismo”, afirmou.
A 5ª Subseção da OAB-MT, de Várzea Grande, é uma das pioneiras na realização de discussões e outros eventos sobre o autismo. O presidente da OAB-VG, Rodrigo Araújo, afirmou que a Subseção está sempre pronta para colaborar e apoiar essas realizações. “Sabemos que a inclusão é imprescindível e necessária”.
Entre os organizadores do evento, estavam a presidente e o secretário geral da Comissão de Saúde da Subseção de Várzea Grande, Fernanda Lopes e Samuel Sampaio. Ambos destacaram a presença de centenas de pessoas interessadas em entender o autismo no ambiente escolar e em buscar mais qualificação e atualizações.
Helena Graziela, presidente da AMAND (Associação dos Amigos dos Autistas, Neurodiversos e da pessoa com doença rara de Mato Grosso) agradeceu o apoio da OAB e ressaltou a necessidade de toda a sociedade se envolver mais nas discussões sobre os direitos e as realidades enfrentadas por aqueles que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As palestras abordaram a questão da “Legislação e dos Direitos dos Autistas no Ambiente Escolar”, assim como as “Possibilidades e os Desafios do Autismo no Ambiente Escolar”, os temas foram ministrados por Samuel Sampaio, advogado especialista em planos de Saúde; a psicóloga Carla Campos, especialista em Análise do Comportamento Aplicada; e o pesquisador Lucelmo Lacerda, doutor em Educação em Autismo e Educação Inclusiva.
“As escolas não podem recusar a matrícula de um aluno com autismo. Isto é crime. Aceitar um aluno autista na escola não é nenhum favor. É uma obrigação legal, as Leis são claras sobre isso”, reforçou Gisela Cardoso.
O encontro Entendendo o Autismo no Ambiente Escolar foi uma realização das clínicas Florescer, SD e Singulus, contou com o apoio da Seccional e da OAB Várzea Grande, entre outros parceiros. Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e dos representantes da OAB-VG, participou ainda do evento o presidente da Comissão de Saúde da Seccional, Danilo Gaíva, entre outras autoridades e especialistas na área.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
Fonte: OAB – MT