52 estudantes do Colégio Fato estiveram presentes, nesta terça-feira (26.03), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Na ocasião, os alunos do 9º ano do ensino fundamental conheceram o depósito de urnas, bem como assistiram uma exposição histórica sobre a Justiça Eleitoral, o processo de votação no Brasil, e o seu principal instrumento de captação de votos, a urna eletrônica.
A exposição foi conduzida pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, que destacou a importância de apresentar a estrutura e a transparência do processo aos jovens. “O jovem é o eleitor do agora, é o eleitor que já pode fazer o título a partir dos 15 anos, votar a partir dos 16. Então ele tem que conhecer o processo, saber como tudo funciona”.
O secretário explanou sobre a criação do sistema eleitoral, abordou brevemente cada período presidencial e os meios de captação e apuração de votos, até a implantação do atual modelo. “As urnas eletrônicas tornaram o processo de apuração de votos mais rápido, possibilitando a divulgação do resultado poucas horas após o fim de uma eleição. Antes demoravam vários dias para conclusão”, salientou Cândido.
O professor de História Maurim Rodrigues Costa, frisou que é fundamental o jovem conhecer o processo político. “Não é de hoje que a gente vota, em todas as instâncias de poder, tanto municipal, estadual e federal, não é de hoje que a urna eletrônica está presente”.
O estudante Ronaldo Lorenzo demonstrou entusiasmo em conhecer a história do processo eleitoral no Brasil. “É muito bom porque a gente conhece de perto o que estudamos na escola, toda história do voto, as urnas”.
A estudante Ana Sofia Rodrigues e Matos agradeceu a experiência. “É muito, muito importante pra gente poder ver esse lugar tão incrível da história, tanto de Mato Grosso, quanto do Brasil inteiro, e isso ajuda para que tenhamos mais consciência, mais conhecimento na hora que chegar a nossa vez. Logo chegam os nossos 16 anos e poderemos começar a pensar em votar. E eu acho que é muito importante pra termos essa experiência. Vai ajudar muito na nossa vida por muitos e muitos anos. Muito obrigado”.
A visita guiada faz parte do Programa Voto Consciente, iniciativa esta que é gerenciada pela Escola Judiciária Eleitoral desde 2011.
Redação: Credson Almeida (supervisão Andréa Martins Oliveira)
#DescriçãodaImagem: Imagem com fundo cinza claro quadriculado na modalidade transparência, contendo na parte superior uma faixa verde escuro com o dizer: Cidadania. Na parte central à esquerda contem uma faixa verde claro com os dizeres: Programa Voto Consciente Visita Guiada. Na parte central a direita consta quatro fotos da visita guiada. Na parte superior a direita consta a logo do TRE-MT.
Fonte: TRE – MT