Home Editorias Mato Grosso OAB-MT participa de ações de combate à Violência contra a Mulher


OAB-MT participa de ações de combate à Violência contra a Mulher

| Por
Foto da Notícia: OAB-MT participa de ações de combate à Violência contra a Mulher
imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participa da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com ações desenvolvidas pela Comissão da Mulher Advogada (CMA). A campanha, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, busca sensibilizar a sociedade para o tema e propõe reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.
“As ações de conscientização e de combate à violência contra as mulheres precisam ser constantes. Infelizmente a realidade é de uma violência crescente e todos precisamos trabalhar para mudar essa situação”, destaca a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Dia 16 de dezembro será realizado um evento virtual com a participação da juíza de Direito do Rio de Janeiro, Adriana Ramos de Mello, que integrava a Comissão do CNJ que desenvolveu o Sinal Vermelho, aquele sinal com X vermelho nas mãos para sinalizar que mulher está em situação de violência doméstica.
Durante o evento, a OAB-MT, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vai lançar o plantão de atendimento 24h, que vai atender advogadas que estejam enfrentando situação de violência doméstica ou de gênero.
A secretária-geral adjunta da OAB-MT, Adriana Tanssini, explica que o plantão da Comissão dará o acolhimento inicial, prestará orientações e informações, além de acompanhar a advogada vítima até a delegacia, caso seja necessário. A presidente da CMA, Lívia Quintieri, detalhou que advogadas, que participam da Comissão, vão trabalhar em sistema de rodízio para realizar o atendimento.
Neste período de ativismo, a OAB-MT, na sua conta do Instagram, realizará orientações e prestará informações sobre a realidade enfrentada pelas mulheres no Brasil. Alguns números devem levar à reflexão de todos, afinal as estatísticas brasileiras mostram que cada dois minutos uma mulher é vítima de violência doméstica; mais de 66% das vítimas de feminicídio são negras; a cada 7 horas, uma mulher é morta por violência no Brasil; cerca de 40% das vítimas relataram que familiares e amigos próximos sabiam da situação, mas não interferiram. “A violência contra a mulher é um problema de todos nós”, alerta a Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT.
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

Fonte: OAB – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here