Home Editorias Mato Grosso VOZES NEGRAS – Conheça Cristina, doutoranda que compartilha trajetória no Janela TRT


VOZES NEGRAS – Conheça Cristina, doutoranda que compartilha trajetória no Janela TRT

| Por

A doutoranda em História Cristina Soares descobriu ainda na escola primária que tinha “a cor e o cabelo errado” para a sociedade. Ela conta que, no colégio, uma professora dava banho nos alunos considerados sujos, mas só escolhia crianças negras para a higienização forçada. O fato traumatizou Cristina, que criou aversão às aulas. Essa é uma das histórias contadas na reportagem multimídia “Vozes Negras”, lançada esta semana pelo TRT de Mato Grosso.

Acesse a nova edição do Janela TRT neste link

Cristina hoje está terminando o doutorado e é professora, vocação que descobriu ainda na adolescência. Na própria graduação sentiu o peso do racismo estrutural e só anos depois conseguiu retomar os estudos para cursar o mestrado. No Janela TRT – plataforma de reportagens multimídia do TRT/MT – é possível conferir a trajetória da professora e dos demais personagens do especial em texto, fotos e vídeos.

A reportagem, publicada na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, é o último lançamento do  ‘Janela TRT – Reportagens Especiais”. Possui formato multimídia e disponibiliza recursos que ilustram e reforçam o cenário em que está imerso o racismo estrutural brasileiro, além de mostrar a importância da diversidade no mercado de trabalho.

Janela TRT
Assim como nas edições anteriores, a reportagem especial Vozes Negras deixa o convite para olhar além, metáfora que explica o nome “Janela TRT”. Quando uma janela se abre é possível ter uma visão mais ampla do mundo. Essa é a proposta da série de reportagens especiais, que emprega textos, fotos, vídeos e gráficos para ampliar o debate sobre temas relacionados ao universo trabalhista.

A plataforma multimídia pode ser acessada em computadores, celulares e tablets, basta digitar o endereço www.trt23.jus.br/janelatrt.

(Sinara Alvares)

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here