A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, na noite desta sexta-feira (15.11), a terceira edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino, em Lucas do Rio Verde. A largada foi dada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, com uma tocha sendo acesa simbolizando o início das competições.
São 28 escolas estaduais militares de 23 cidades de Mato Grosso participando das competições em sete modalidades, como natação, robótica, xadrez, corrida, etc. Cerca de 800 estudantes participam da competição.
“Preciso dizer que vocês nos orgulham pelo comportamento, pelo valor que dão ao comportamento cívico”, disse o vice-governador na abertura.
Os jogos começaram na manhã deste sábado (16.11) na Escola Estadual Militar Tiradentes. Estudantes de cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina, Juína, Cáceres, entre outras, chegaram ao município de Lucas do Rio Verde na quinta-feira (14.11) e estão hospedados nas próprias escolas militares da cidade.
O secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, explicou que atualmente há 30 escolas militares.
“Provavelmente, no ano que vem teremos mais. Além disso, a Assembleia Legislativa votou a favor do projeto do Governo, lançando as escolas cívico-militares, similares às escolas militares”, disse.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de sediar os jogos militares de 2024 na cidade. “Ver esse cenário com os alunos com determinação, respeito e disciplina nos enchem de orgulho. Que todos vocês sejam muito bem-vindos, sintam-se abraçados por nossa querida e amada Lucas do Rio Verde”, finalizou.
Também participaram da abertura oficial o suplente de senador Mauro Carvalho; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura; o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Alexandre Corrêa Mendes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. Flávio Glêdson; a coordenadora das escolas militares de Mato Grosso, tenente cel. Nágila, entre outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT