O resultado das eleições de outubro mostraram um caminho claro daquilo que a maioria dos eleitores matogrossenses querem como o modo de vida.
O conservadorismo, a defesa da família tradicional e dos costumes religiosos são intrínseco na formação da população de Mato Grosso.
E os políticos que são pragmáticos já trabalham com esse entendimento buscando alinhar seus discursos a essa realidade, desse modo, a eleição 2026 já começa a ser trabalhada pelos principais partidos políticos em Mato Grosso.
Dos que pretendem disputar o Senado, o deputado federal José Medeiros (PL) foi o grande vitorioso nesse pleito, seus aliados venceram nos maiores colégios eleitorais do estado.
Medeiros conseguiu vencer na sua cidade Rondonópolis com Cláudio Ferreira (PL), Primavera do Leste com Sérgio Machnic (PL), Cuiabá com Abílio Brunini (PL) e em Várzea Grande como a maior vitória, com Flávia Moretti (PL). Moretti era praticamente desconhecida da maioria dos eleitores e protagonizou a maior virada da história do estado, vencendo o atual prefeito Kalil (MDB) que até a eleição fazia uma gestão bem avaliada, que ainda tinha em seu palanque o governador Mauro Mendes e praticamente todos políticos da baixada cuiabana. Além disso, teve o apoio pesado da família Campos, mesmo assim, a candidata de Medeiros saiu vitoriosa num resultado absolutamente espetacular.
Em 2026 os provávamos nomes que disputaram as duas vagas para o Senado, serão, o governador Mauro Mendes (UB), senador e ministro da agricultura Carlos Favaro (PSD), senador Jaime Campos (UB) e o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) José Medeiros (PL).