Cerca de 350 trabalhadores que atuam na obra do futuro Hospital Júlio Müller, na rodovia que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, assistiram a uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho. A ação, realizada na manhã dessa quinta-feira (7), foi promovida pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso em parceria com o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin23).
Com o tema ‘Acidentes não ocorrem por acaso’, o juiz Ulisses Taveira conversou com operários e gestores sobre a importância da prevenção. Também abordou diferentes aspectos da segurança laboral, enfatizando a responsabilidade compartilhada entre empregadores e empregados. Apresentou ainda os tipos de acidentes mais comuns, o risco de adoecimento e a importância da utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Segundo o magistrado, embora a prevenção tenha seus custos, é uma opção muito mais econômica e segura do que lidar com os prejuízos, tanto financeiros quanto humanos, de um acidente. “Prevenir é sempre mais barato que remediar”, afirmou o juiz, ressaltando que os principais interessados na segurança são os próprios trabalhadores, cujas vidas e famílias são diretamente afetadas”, afirmou.
Taveira enfatiza que eventos como este plantam a semente da conscientização e, além de prevenir acidentes, diminuem conflitos trabalhistas. “A ideia é prevenir litígios e promover a pacificação, com ações que educam e alertam para a importância de um ambiente de trabalho mais seguro para todos”, concluiu o juiz Taveira.
O evento contou ainda com a presença do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.
Getrin23
Criado em 2012, o Getrin23 tem jurisdição em Mato Grosso e atua vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes, como por exemplo o da construção civil.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT