O Fórum Trabalhista de Sinop foi a última unidade judiciária de 1º grau a receber a equipe da correição do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso em 2024. Os trabalhos de inspeção, ocorridos no mês de outubro, foram concentrados nas 1ª e 2ª varas da cidade, já que a 3ª vara do município possui menos de um ano de instalação.
As três unidades pertencem ao grupo 4 em termos de movimentação processual, ou seja, com média de 1001 a 1500 processos ao ano. Juntas são responsáveis pelas demandas trabalhistas de aproximadamente 248 mil pessoas que residem no município-sede e em Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmen, Tabaporã, União do Sul e Vera.
As varas de Sinop ficaram em 6º lugar entre as varas do trabalho com menor consumo de energia elétrica.
1ª Vara
Em 2023, a 1ª Vara de Sinop recebeu 2058 casos novos, número que até setembro deste ano estava em 1335 casos novos. A unidade também realizou, no ano passado, 1.508 audiências e atingiu as metas 2, 3 e 5 do CNJ.
A unidade movimentou ainda R$ 16,8 milhões, valor que engloba os recursos arrecadados nos eventos de conciliação promovidos pelo CSJT e CNJ em 2023.
A equipe da 1ª Vara de Sinop dedicou 508 horas para capacitação, das quais 286 foram em ações realizadas pela Escola Judicial.
A equipe é formada pelo juiz titular William Ribeiro, a juíza Fernanda Braga e os servidores Bruna Paixão, Dalton Guedes, Eldaá Furini, Hélio Uriu, Hugo Guimarães, Mauro Gomes, Rocky Laine Pinto (diretor) e Rodrigo Souza.
2ª Vara
A 1ª Vara de Sinop recebeu 2054 novos processos no ano passado e, até o mês de setembro de 2024, 1480 foram registrados. A unidade publicou 82,6% das sentenças de forma líquida, ou seja, com os valores a serem pagos aos ganhadores dos processos.
A unidade atingiu as metas 2, 3 e 5 do CNJ e movimentou, em 2023, R$ 21,2 milhões, número que engloba os valores arrecadados nos eventos de conciliação do CSJT e CNJ no ano passado.
Em 2023, a equipe da unidade destinou 805 horas para qualificação. Destas, 606 horas foram em cursos promovidos pelo Tribunal. A nota alcançada na pesquisa de satisfação interna do local foi de 4,50, em uma escala de 0 a 5. As relações socioprofissionais de trabalho foram o quesito melhor avaliado, atingindo também a pontuação de 4,50.
A equipe da 2ª Vara de Sinop é composta pela titular, juíza Dayna Lannes, e as juízas Fernanda Braga e Aline Oss. Também atuam na unidade os servidores Daniele Machado, Everton Machado, Gabriel de Oliveira, Luciano Cruz, Ludiane de Souza (diretora), Celiane Cotrim, Elisabeth Bogo e Andrey Lourenço.
Foro
Atuam no Foro Trabalhista de Sinop o servidor Antônio Campelo e os oficiais de justiça Clovis Matielo, Heder Silveira, Karina da Silva, Selito Minetto e Silvia de Almeida. Eles destinaram 508 horas para capacitação.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT