Home Editorias Mato Grosso TCE-MT reúne especialistas e gestores no seminário Construindo Ações para Mato Grosso...


TCE-MT reúne especialistas e gestores no seminário Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase

| Por
Ilustração

Líder da produção agropecuária, com recordes nas exportações de commodities, Mato Grosso enfrenta uma contradição que desafia sua riqueza: o estado tem a maior taxa de detecção de hanseníase do país, com quase 4 mil casos registrados em 2024. Em busca de soluções para mudar essa realidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, o seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”. Clique aqui para se inscrever. 

O combate à doença é uma das principais bandeiras do presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, que vem buscando estratégia para melhorar os índices sociais do estado e solucionar problemas como este. Fruto desta atuação, em parceria com a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS), liderada pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o seminário trará ao TCE-MT autoridades, especialistas e gestores da saúde para debater o tema.

“Os índices alarmantes são agravados pela desigualdade social do estado, já que o avanço da doença tem relação com a falta de acesso à saúde e saneamento básico. Não podemos admitir essa situação em um dos estados mais ricos do país. Somos campeões na produção de soja, milho, algodão e carne, mas também somos os campeões em hanseníase. Não é possível que um estado com essa riqueza não consiga resolver uma doença do tempo de Cristo”, asseverou o conselheiro-presidente.

Na mesma linha, Guilherme Antonio Maluf, destaca a importância da mobilização contra a hanseníase. “Temos que construir uma solução junto à sociedade civil organizada, às instituições públicas e universidades no sentido de tirarmos nosso estado desse ranking vergonhoso. A construção desse trabalho tem que ser a muitas mãos”, afirmou o presidente da Comissão. 

Maluf, que é médico, fará a palestra magna na abertura do evento, que contará com o conselheiro presidente, Sérgio Ricardo, com o procurador-geral  do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, com a pesquisadora da Organização Colibri para o Desenvolvimento da Saúde Única, Vera Lúcia de Andrade, e com o médico sanitarista e diretor do Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Gestão (IDAG), Nésio Fernandes de Medeiros Júnior. Na ocasião, Nésio também lançará o livro “Hanseníase no Brasil: Mato Grosso em Foco”. 

Ao longo do primeiro dia, os painéis irão abordar temas como aspectos gerais da endemia da hanseníase; proposição de agendas para o cuidado integral dos pacientes; novas tecnologias e técnicas de detecção e diagnóstico e serviço de média e alta complexidade no tratamento e reabilitação dos pacientes, dentre outros.

Já no dia 5 de novembro, será apresentado painel sobre a condução da política de ensino, pesquisa e educação permanente sobre hanseníase. Em seguida, haverá a mesa-redonda “Desafios e propostas de ações estratégicas para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, na qual especialistas e participantes irão elaborar um plano de ação com metas que deverão ser implementadas no estado.

Acompanhe tudo aqui.

* Aviso de privacidade: Conforme o disposto no artigo 6º, VI, da LGPD, o TCE-MT informa que é o responsável pelo controle e tratamento dos dados do evento acima citado.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here