Home Destaque Estudantes de Jornalismo da Unemat debatem realidade da cobertura jornalística na política...


Estudantes de Jornalismo da Unemat debatem realidade da cobertura jornalística na política eleitoral

| Por Assessoria

Comunidade acadêmica do curso de Jornalismo do Núcleo Pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e convidados debateram a realidade e dificuldades enfrentadas por profissionais na cobertura jornalística dos processos eleitorais atuais. O assunto foi debatido durante o ciclo de palestras “Jornalismo e os Desafios na Cobertura dos Processos Político-eleitorais”, realizado nos dias 7 e 8, de forma online.

A agenda, transmitida pela página da Unemat no Youtube, contou com a participação de debatedores jornalistas, bem como representantes da Justiça Eleitoral. No primeiro dia, a jornalista Marina Dias, correspondente no Brasil do jornal norte-americano The Washington Post, abordou os desafios para o jornalismo e o papel dos profissionais de imprensa no exercício de contribuir com o processo da livre democracia.

A segunda convidada da noite, magistrada Ana Cristina Silva Mendes, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Estado de Mato Grosso, destacou a evolução da Legislação Eleitoral e o combate às fake News, além da importância do bom jornalismo para a preservação da democracia.

No segundo e último dia de evento, a jornalista e pesquisadora Júlia Munhoz, de Cuiabá, falou de sua experiência como jornalista na cobertura jornalística dos processos eleitorais, dividindo sua experiência como profissional da área e como pesquisadora.

Para finalizar a noite, o Ciclo de Palestras contou com um momento de Diálogos em Jornalismo, com a presença de estudantes do curso, em Rondonópolis, abordando a importância do ensino acadêmico em suas formações profissionais e suas percepções sobre o mercado do jornalismo profissional.
O professor Leandro Nascimento, que ministra a disciplina de Laboratório de Jornalismo I, no campus avançado de Rondonópolis, e responsável pela organização do evento, juntamente com os acadêmicos do sétimo semestre, destacou a importância da discussão. “O Ciclo de Palestras mostra a importância de se discutir o papel da imprensa, o nosso papel como jornalistas e futuros jornalistas, relacionado ao contexto político-eleitoral. Ao termos diferentes vozes em uma agenda, nossos estudantes têm a oportunidade de conhecer realidades diferentes e mesmo os desafios que incidem sobre o ofício da imprensa. E, para o público, é a chance de debater uma temática atemporal e tão fundamental para a nossa democracia”, afirmou o docente.

O Ciclo de Palestras “Jornalismo e os Desafios na Cobertura dos Processos Político-eleitorais” contou com a participação de estudantes de outros campi da instituição de ensino superior estadual, da Faculdade de Tecnologia de Sinop (Faculdade FASTECH), representantes do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), acadêmicos de Direito, profissionais da imprensa profissional, entre outros.

As duas noites de evento podem ser acessadas e assistidas no canal da Unemat, no Youtue.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here