Home Editorias Mato Grosso Entidades fiscalizadoras escolhem seções que terão urnas submetidas ao Teste de Integridade


Entidades fiscalizadoras escolhem seções que terão urnas submetidas ao Teste de Integridade

| Por

Entidades fiscalizadoras credenciadas escolheram as seções eleitorais que terão as urnas submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade nas Eleições Municipais de 2024. A cerimônia pública de escolha ocorreu na manhã deste sábado (05.10), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Com isso, foram definidas 20 seções para o Teste de Integridade e 3 seções para o Teste de Autenticidade, procedimentos que ocorrerão neste domingo (06.10).

Os e as representantes das entidades fizeram a escolha das seções, dentro das 10 rotas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral, visando facilitar a logística de traslado das urnas que serão submetidas ao teste. Em alguns casos, eles optaram por não escolher as seções e, dessa forma, foram realizados sorteios, também de forma pública.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou, durante a abertura da cerimônia, que todo o procedimento visa reforçar a segurança e integridade da urna eletrônica. “Dessa forma, garantimos a transparência do processo eleitoral e a confiança do eleitorado. A tecnologia utilizada nas urnas é constantemente aprimorada e submetida a rigorosos testes de segurança, assegurando que o voto de cada cidadão e cidadã seja contabilizado de maneira correta e inviolável”.

O coordenador da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), juiz Alexandre Elias Filho, ressaltou que a escolha das seções é uma etapa importante do processo de auditoria das urnas eletrônicas. “Tudo transcorreu normalmente, com a participação das entidades fiscalizadoras e a abertura para toda a sociedade e transmissão ao vivo, garantindo a lisura do procedimento. Assim, conseguiremos proceder com o Teste de Integridade, que consista na votação que ocorre em cédula de papel, ao mesmo tempo que a votação eletrônica, sendo que ao final, os votos registrados na urna e nas cédulas de papel são conferidos, a fim de atestar a credibilidade do processo eletrônico de votação”, explicou.

Representando a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Aprígio Guilherme Miranda de Freitas frisou que a cerimônia de escolha das seções eleitorais é fundamental para a transparência do pleito. “É muito importante para validar o processo eleitoral, pois o Teste de Integridade atesta a segurança e a transparência, dando essa garantia para a população, para todo o cidadão e cidadã mato-grossense de como o sistema eleitoral é extremamente confiável”.

Após a escolha/sorteio das urnas, equipes de auditoria interna e externa se deslocaram para retirar as urnas eletrônicas nas seções eleitorais. Antes, porém, o grupo passou pelos Cartórios Eleitorais para juntar a documentação necessária, conforme detalhou o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines. “Essa passagem pelo cartório é necessária para pegar as atas e todos os documentos de preparação das urnas que já estavam no local, como carga e lacre, para só então retirarmos as urnas do local de votação. Essas, por sua vez, são substituídas por novas urnas, que passam pelos mesmos procedimentos de preparação para a votação”.

Já atuando como auditor externo, o representante da Maciel Auditores, Hélio Tonda Netto, afirmou que a auditoria externa tem a função de validar o trabalho feito pelos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. “Fazemos todo o trabalho de acompanhamento e conferência das urnas para o Teste de Integridade. Temos uma equipe de seis auditores, que estão divididos nas atividades, participando de todo o processo, com o objetivo de dar segurança aos procedimentos. E, ao final dos trabalhos, elaboramos um relatório de auditoria que é encaminhado ao TRE-MT e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”.

Logística nos municípios

Para o Teste de Integridade foram escolhidas/sorteadas seções dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Poconé, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Jaciara, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Sinop, Lucas do Rio Verde e General Carneiro. Já para o Teste de Autenticidade foram escolhidas seções eleitorais de Guarantã do Norte e de Cuiabá. No caso do Teste de Autenticidade, o procedimento ocorrerá diretamente nas Zonas Eleitorais às quais pertencem os municípios das seções escolhidas/sorteadas.

Já o Teste de Integridade será realizado no dia da votação (06.10), a partir das 6h, nas salas 5, 6 e 7 do 2º andar do setor leste da Arena Pantanal, situada na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, bairro Verdão, em Cuiabá. Na hipótese de ocorrer votação em segundo turno, o sorteio das urnas será realizado às 8 horas do dia 26 de outubro, e a auditoria, a partir das 6 horas do dia 27 de outubro do corrente ano, nos mesmos locais.

Clique aqui e confira todas as seções escolhidas/sorteadas que terão as urnas submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: Foto que mostra a presidente do TRE-MT, de pé, vestindo uma camisa branca e com cabelos presos. Atrás dela, aparece um telão com o assunto da cerimônia em destaque e alguns globos de sorteio similares aos de bingo. De frente para ela, está uma plateia formada por homens e mulheres.

Fonte: TRE – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here