Na última sexta-feira (27), as redes sociais eram inundadas por fotos e vídeos mostrando um pequeno público no evento organizado pelo candidato Sérgio Machnic para receber o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um dia depois, na noite deste sábado (28), as mesmas redes sociais foram tomadas por fotos e vídeos de um grande comício realizado pela campanha de Ademir Goes, com milhares de apoiadores e lideranças políticas.
Na última semana, os analistas políticos afirmaram que houve um grande crescimento da campanha de sucessão ao atual prefeito, Léo Bortolin. Uma pesquisa divulgada pelo portal FolhaMax apontava Ademir Goes com 12 pontos de vantagem sobre seu adversário. A coligação de Machnic tentou impugnar a pesquisa, mas a Justiça Eleitoral confirmou a veracidade dos dados registrados pelo instituto e manteve a permissão para publicação da pesquisa.
Além disso, a campanha de Machnic teve outro revés durante a semana, quando uma outra pesquisa que o colocava na liderança foi impugnada pela Justiça por suposta má-fé na publicação dos dados.
Uma das explicações para a queda de Machnic nas pesquisas são as recentes decisões judiciais que indeferiram sua candidatura. Se as eleições fossem hoje, os votos de Machnic não seriam contabilizados nas urnas, o que gera grande instabilidade com seu eleitor e os indecisos.
Ao que tudo indica, o quantitativo de participantes nos eventos deste final de semana retrata também a realidade das urnas e das pesquisas eleitorais. Os apoiadores de Ademir Goes ouvidos pela reportagem comemoraram o sucesso do evento. Em contrapartida, desde ontem, apoiadores de Machnic que apostavam na visita de um dos integrantes da família Bolsonaro como impulsionador de votos, ficaram decepcionados.
Os próximos dias serão decisivos para as campanhas, com a tradicional migração de votos entre os postulantes e a busca de votos dos indecisos. Pelos últimos acontecimentos, sai na vantagem a campanha de Ademir, que pode angariar o chamado “voto útil”.