O diretor da APROSMAT, Adevair Santana, explica que a campanha que tem o caráter orientativo, e apresenta as boas práticas aos motoristas, após saída da sementeira, quanto aos cuidados necessários para manter a qualidade de sementes de soja no transporte e armazenamento das sementeiras associadas. “O objetivo da ‘Motorista Nota 10’ é conscientizar os profissionais do volante do transporte adequado das sementes, que são seres vivos e que precisam manter as características de germinação e vigor durante o trajeto. A dinâmica desta campanha segue da seguinte forma, ela é lançada em um dos associados da APROSMAT, mas ela abrange todos os associados, onde todos são orientados a conscientizar os motoristas para o transporte eficaz da semente, onde repassamos algumas informações, os motoristas assistem um vídeo educativo, que explica os cuidados necessários”, pontuou.
O motorista Jurandir Teburcio Ferreira, com quase 35 anos de estrada, participou da ação na Fazenda Bahia, e após assistir o vídeo educativo da campanha ‘Motorista Nota 10’ e responder um pequeno questionário, falou sobre a importância de cada viagem transportando sementes. “Primeiramente é muito cuidado e atenção para que o trabalho saia certinho, se o motorista fizer tudo desta forma não terá problemas. Muito bom as orientações que nós recebemos aqui hoje”, disse.
O gerente de produção da Polato Sementes, Ivan Carlos Riedo, detalhou a rotina dentro da operação da sementeira neste período do ano. “Este momento é voltado totalmente para o embarque, então ele se inicia com o cliente fazendo o agendamento de seu embarque, onde nós temos um sistema próprio para que o cliente realize o seu agendamento e ali ele faz o acompanhamento de toda a sua carga por meio do aplicativo, após isso, quando o cliente fez o agendamento, o caminhão deste cliente quando chegou na balança ele já é notificado automaticamente que seu veículo transportando a semente chegou na fazenda sendo identificado pela placa que ele informou no agendamento. Logo após é efetuado o embarque, com todo o processo de preparação sendo enviado para o cliente via aplicativo”, explicou.
Os motoristas que participaram da abertura da campanha receberam um kit com um boné personalizado da campanha e um copo térmico da APROSMAT.