Estudantes do ensino médio do curso técnico em Logística e do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, conheceram as instalações e o funcionamento da Justiça do Trabalho, nessa terça-feira (3). As duas turmas estavam acompanhadas pela professora Hellen Bucair e foram recepcionadas pelo diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso (TRT/MT), Marlon Rocha.
Segundo a professora, o objetivo de trazer as duas turmas é mostrar o funcionamento de um órgão público que se destaca pela excelência na prestação de serviços. “Para os alunos do curso superior, eles estão conhecendo estruturas dos três poderes, então, vieram no TRT e também foram na Assembleia Legislativa. Já com os estudantes do ensino médio, eu desenvolvo um projeto que trabalha virtudes para que eles compreendam que, por meio desse exercício das virtudes, as habilidades podem ser treinadas ao longo do processo. Com isso, a gente consegue melhorar o ambiente de trabalho para fazer uma devolutiva melhor para a sociedade”, explicou.
O diretor-geral fez uma apresentação do funcionamento de um órgão público, regido por legislações, a linha do tempo da Justiça do Trabalho, da criação até o momento atual, e as competências da instituição. “Realizar justiça no âmbito das relações de trabalho é o que fazemos. Para isso, temos um planejamento estratégico que se desdobra em planos técnicos e operacionais para que possamos fazer a prestação jurisdicional da melhor forma para a sociedade”.
Para o aluno Yuri Rosa, de 18 anos, foi surpreendente a visita ao TRT/MT. “É primeira vez que estou vindo aqui e fiquei encantado em ver como o órgão é bonito e muito bem organizado. Também é muito bom viver essa experiência de conhecer um órgão público mais perto”, disse o estudante do nível médio.
Segundo a aluna de Gestão Pública, Flávia Assis, que já é servidora pública estadual, a visita ajuda a compreender como funciona, na prática, a divisão de poderes. “Sou formada em Serviço Social e decidi fazer este curso para aprimorar meus conhecimentos na administração pública. Para mim, a vinda no TRT foi válida e ajuda a gente entender como funciona uma instituição do Poder Judiciário”.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT