Os números e o bom desempenho da Vara do Trabalho de Jaciara chamaram atenção da corregedora do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, desembargadora Adenir Carruesco, durante o encerramento da correição. A unidade cumpriu todas as metas do CNJ e utilizou 659 horas para fins de capacitação da equipe, além de apresentar nota de 4,2, em uma escala de 0 a 5, na pesquisa interna de satisfação de 2023.
Pertence ao grupo 4 em termos de movimentação processual – recebe até 1.500 novos processos ao ano – e atende uma população de 103.795 habitantes, residentes em Jaciara, Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e São Pedro da Cipa.
No cumprimento das metas do CNJ em 2023, a unidade atingiu os percentuais de 107% na meta 1 (julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que distribuídos no ano), 107,5% na meta 2 (julgar pelo menos 93% dos processos até 31.12.23), 123,3% na meta 3 (aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento) e 218% na meta 5 (quantidade de processos pendentes de baixa nas fases de conhecimento/execução com os que foram baixados nas mesmas fases).
A Vara de Jaciara realizou, no ano passado, 912 audiências. A unidade também participou dos três eventos de conciliação promovidos pelo CSJT e tem praticado outras ações com vistas à promoção de acordos. Uma das iniciativas é a inclusão na pauta de audiências para tentativa de mediação em processos que estão na fase de execução. Outra prática adotada é a tentativa de composição, mesmo após o trânsito em julgado, ação prevista nas normas do Tribunal.
Equipe
A equipe da Vara de Jaciara é composta pelo titular Plínio Podolan e também contou com a atuação, de 2023 a julho de 2024, do juiz Jesse Cenci, removido este mês para o TRT/BA. O grupo de servidores é formado por Amadeu Gonçalves (diretor), Cirlei Guimarães, Douglas de Barros, Eliane Covari, Fábio Lermen, Jonilson Silva, Márcia Tafarel, Rodrigo da Costa, Tatiane Pinheiro e a estagiária Hevilin Araújo.
A equipe faz reuniões para capacitação e alinhamento com a participação, por videoconferência, dos servidores em teletrabalho. No passado, das 659 horas destinadas a ações de qualificação, 424 foram em cursos promovidos pelo Tribunal.
Com relação à pesquisa interna de satisfação, os quesitos mais bem avaliados no levantamento foram o teletrabalho, com nota 4,93, e as relações sócio-profissionais de trabalho, que marcou 4,71 em uma escala que vai até 5. O grupo costuma também compartilhar momentos de descontração no café da manhã e fazem confraternizações para celebrar aniversários, receber novos servidores ou despedidas, sempre contemplando as pessoas em teletrabalho.
A relação amistosa se estende para fora do ambiente de trabalho, com reuniões para jantares, passeios, esportes e aproveitam as belezas naturais que Jaciara oferece como cachoeiras, águas termais, cânions, vales, lagos e trilhas.
Os trabalhos da correição foram acompanhados pela corregedora Adenir Carruesco, a juíza auxiliar da Presidência Leda Lima e os servidores Sérgio Ferraz, Robson Yoshihara e Armando Martelo. Também acompanharam os trabalhos os servidores da Coordenadoria de Polícia Judicial, José Geraldo Mota, Josenildo Ferreira e Donálcio Lima.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT