No ano passado, a Vara do Trabalho de Primavera do Leste recebeu 957 novos processos. Destes, 769 foram solucionados, sendo que 53% das ações resultaram em acordos firmados por meio do Projeto “Cultura da Pacificação Social”. A ação foi destaque durante o encerramento da correição da unidade, na semana passada.
Desenvolvido pelas conciliadoras Fabyelly dos Anjos e Fernanda Valdivieso, sob coordenação do juiz Ediandro Martins, o Cultura da Pacificação Social também alcançou, segundo informações da Unidade, o índice de 64% de acordos nas audiências iniciais em 2023 e de 66% nas iniciais deste ano.
O projeto também é responsável por posicionar a Vara de Primavera do Leste em 1º lugar no cumprimento da meta 3 (estimular a conciliação) entre as 38 unidades do 1º grau da Justiça do Trabalho mato-grossense em 2023. A unidade, que está no grupo quatro em termos de movimentação processual (recebe até 1.500 processos ao ano), apresentou 49% de acordos, segundo relatório gerencial do PJe que considera as audiências iniciais e de conciliação na fase de conhecimento.
O projeto foi bem aceito pelos jurisdicionados. Em 2023, os servidores da Vara de Primavera do Leste perguntaram para 12 pessoas que participaram do Cultura de Pacificação e 100% delas responderam que participariam do processo de mediação novamente. Todos também responderam que acham importante a mediação para evitar conflitos futuros.
Metas
A Vara de Primavera do Leste cumpriu todas as metas do CNJ e arrecadou, no ano passado, R$ 17,4 milhões. A unidade realizou ainda 1.218 audiências e ficou em 10º lugar no ranking das varas com menor consumo de energia elétrica do Tribunal.
A unidade atende uma população de 153 mil pessoas, residentes do município-sede da vara trabalhista e nas cidades de sua jurisdição, composta por Gaúcha do Norte, Paranatinga, Poxoréu e Santo Antônio do Leste.
Equipe
O titular da Vara de Primavera do Leste é o juiz Ediandro Martins, que também é juiz auxiliar da Presidência. Em razão disso, a unidade contou com atuação presencial desde o início de 2024 até o último dia 11, da juíza Simone Trovão, removida recentemente para o TRT15 (Campinas).
A equipe de servidores é formada por Cláudia Caetano, Eduardo Buosi, Fabyelly dos Anjos, Flávia Elisa (diretora), Gabriel Tonon, Gisléia de Sousa, Guilherme Sá de Quental, Nathan Reis, Paolla Soares, Pedro Cruz, Fernanda Valdivieso e Pedro José Alves.
Os trabalhos da correição foram acompanhados pela corregedora, Adenir Carruesco, a juíza auxiliar da Presidência Leda Lima e os servidores Sérgio Ferraz, Robson Yoshihara e Armando Martelo. Também acompanharam os trabalhos os servidores da Coordenadoria de Polícia Judicial, José Geraldo Mota, Josenildo Ferreira e Donálcio Lima.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT