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Portos paranaenses batem recorde com 6,5 milhões de toneladas

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Os portos paranaenses alcançaram um novo marco histórico em junho, com um volume de movimentação de 6.582.670 toneladas, superando em 3% o recorde anterior estabelecido em dezembro de 2023. Esse resultado excepcional é fruto de um conjunto de fatores, como planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e a eficiência das operações.

Os principais destaques nas exportações foram o açúcar a granel e a soja, que registraram crescimentos de 15% e 6%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho positivo é impulsionado pela crescente demanda internacional por esses produtos, que posicionam o Paraná como um dos principais estados exportadores do Brasil.

Na importação, os fertilizantes e contêineres foram os produtos que mais se destacaram, com aumentos expressivos de 20% e 45%, respectivamente. Os portos paranaenses consolidam sua posição como a principal porta de entrada de fertilizantes no país, enquanto o crescimento no volume de contêineres reflete a dinâmica do comércio exterior brasileiro.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, atribui esse resultado histórico ao trabalho conjunto de toda a equipe e aos investimentos em infraestrutura e tecnologia. Ele destaca o desafio de operar em uma região com alta pluviosidade, que exige um planejamento cuidadoso para evitar interrupções nas operações.

O diretor de Operações, Gabriel Vieira, complementa que os resultados são fruto de um trabalho contínuo de planejamento operacional e de engenharia, que já rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios consecutivos de melhor gestão portuária.

O maior investimento da Portos do Paraná, o Moegão, é um projeto ambicioso que visa agilizar ainda mais as operações ferroviárias e aumentar a capacidade de movimentação de grãos no terminal de Paranaguá. Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, o Moegão representa um marco para o futuro dos portos paranaenses, consolidando sua posição como um dos principais complexos portuários da América Latina.

Fonte: Pensar Agro

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