Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc) do 1º e 2º graus do TRT/MT participaram do “Ação Integrada de Conciliação dos Tribunais – Judiciário Unido”, realizado pelo TRT, TJ e TRF gaúcho. O mutirão ocorreu de 1º a 10 de julho e atendeu demandas que precisaram ser suspensas durante o período de maior gravidade das enchentes no Rio Grande do Sul.
A iniciativa, cujo mote foi “Conciliando, recomeçamos”, contou com a participação dos servidores Solange Dias, David Douglas e Priscila Mendes. Os três se somaram aos servidores e juízes de tribunais trabalhistas de todo país que atuaram de forma solidária, a partir do convite do CSJT.
A experiência, de acordo com a conciliadora do Cejusc do 2º Grau do TRT/MT, Solange Dias foi gratificante. Ela conduziu 22 audiências. “Participar deste movimento nacional foi um presente. Estar em outro TRT, auxiliando com o que eu mais gosto de fazer, não foi voluntariado e sim uma grata oportunidade. Conhecer novas formas de atuar e num momento tão importante para os gaúchos, foi sem dúvida uma experiência enriquecedora”, afirmou.
Para o servidor Douglas David (Cejusc 1º grau) participar da ação, em um momento tão delicado do estado gaúcho, foi uma forma de contribuir com a sociedade brasileira. “Foi uma ajuda para o Rio Grande do Sul e para o próximo, na qual pudemos manifestar, na prática, a solidariedade e o espírito conciliatório do TRT/MT”, pontuou.
Já a servidora Priscila Mendes (Cejusc 1º grau) acredita que o Rio Grande do Sul necessita dessa corrente de esforços para se reerguer. “Uma ação conjunta dos órgãos de Justiça é de grande relevância para ajudar o povo gaúcho e os tribunais do trabalho não ficariam de fora desse ato de solidariedade”, disse.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT