Na manhã desta quarta-feira (10.07), a 40º Zona Eleitoral de Primavera do Leste realizou uma palestra informativa sobre a importância do voto para o eleitorado idoso. Com a participação de 43 pessoas, a palestra ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mabilia dos Santos Furtado.
Durante a palestra, foram abordadas diversas temáticas que envolvem as Eleições Municipais de 2024, tais como propaganda eleitoral, importância do voto e o impacto de escolher e saber quais representantes apoiar. Um dos intuitos foi motivar o eleitorado facultativo, ou seja, que não tem a obrigatoriedade do voto, a ir votar nas eleições deste ano, com 1º turno marcado para 06 de outubro.
Como explicou o chefe de cartório da 40ª Zona Eleitoral, Rodrigo Filippini, “ainda que perante a lei os idosos não precisem votar, é importante escolher candidatos e candidatas que estejam comprometidos com as causas desse perfil do eleitorado”. Por isso, a importância de votar mesmo sem a obrigatoriedade foi frisada. “A política não deixa de fazer parte da vida depois que chegamos na terceira idade”, explicou Filippini.
Conforme o artigo 14, §1º e, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal de 1988, maiores de 70 anos, analfabetos e menores de 18 anos contam com o voto facultativo. Na ausência no dia do pleito, esses grupos não precisam justificar.
Atenção: ao completar 70 anos o título não será cancelado
Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou vir a público para negar as desinformações que estavam circulando nas redes sociais. No episódio, postagens afirmavam que a Justiça Eleitoral estava cancelando os títulos de eleitor de quem tem mais de 70 anos.
Por isso, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso alerta para que antes de compartilhar ou repassar informações, verifiquem-se primeiramente em sites e fontes confiáveis. Caso queira verificar a situação com a Justiça Eleitoral, clique aqui.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis)
#DescriçãodaImagem: Na fotografia aparecem diversos idosos de pé juntamente do chefe de cartório. O ambiente é uma sala fechada com decoração de festa julhina. Há bandeirinhas coloridas e um balão.
Fonte: TRE – MT