Transparência, diminuição dos riscos e comunicação com a sociedade. Essas são as características do ‘Guidance’, um instrumento de governança corporativa utilizado por grandes empresas que foi lançado de forma pioneira no judiciário nessa terça-feira (2) pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.
A implementação da ferramenta visa aprimorar e fortalecer a comunicação com a sociedade por meio da publicação dos compromissos institucionais. Trata-se de um instrumento que vai ampliar a transparência, segundo a presidente Adenir Carruesco. “Vai mostrar o rumo que pretendemos seguir no Tribunal. Normalmente era apresentado um relatório de atividades passadas, com o Guidance, mostramos onde estamos e onde queremos chegar. A sociedade pode acompanhar e saber o que esperar do poder judiciário”.
Conforme o juiz auxiliar da Presidência, Ediandro Martins, o lançamento da ferramenta demonstra o fortalecimento da governança do Tribunal. “O documento mostra um norte a ser seguido. É um compromisso que a administração faz com a sociedade divulgando onde quer chegar ao final desse ciclo de dois anos de gestão. Ao final, será feita a prestação de contas”.
O magistrado explica que o Guidance possui três pilares: governança, eficiência e sustentabilidade. “Precisamos ser eficientes, mas temos que nos preocupar com o meio ambiente, com as pessoas que compõem o nosso quadro de pessoal e a sociedade”.
A implementação da ferramenta é coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) do Tribunal. O Guidance pode ser conferido por toda sociedade no portal de notícias do TRT/MT. Acesse aqui.
O Guidance do Tribunal inclui os seguintes indicadores e metas:
Índice de Avaliação do desempenho da Alta Administração – Mede o desempenho da administração com base no desempenho da estratégia da organização e grau de satisfação dos usuários internos. Meta – Entre 70 e 100%
Índice de Governança e Gestão do TCU – Instrumento usado para avaliar a maturidade da governança e gestão da administração com base em itens como gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação e segurança da informação, sustentabilidade ambiental e social, entre outros. Meta – Entre 70 e 100%.
Índice de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho – Sintetiza os dados estatísticos relativos ao acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. Reflete o desempenho de cada vara do trabalho.
Índice de Conciliação – Assegurar que 90% das varas do trabalho alcancem 40% de conciliação, em relação ao total de processos julgados ao ano.
Tempo de Giro de Acervo – Prazo para zerar o estoque de processos atual sem ingresso de novos casos. Meta – 1 Ano e 3 Meses
Índice de Desempenho na Promoção da Equidade Racial – Mensura o resultado e o nível de comprometimento na realização de ações que visem o combate ao racismo e a eliminação de desigualdades e discriminações raciais.
Índice de Performance ESG – Permite a análise de performance do Programa ESG (Governança ambiental, social e corporativa) do TRT/MT de acordo com o planejamento fixado pela administração. Meta – Crescimento entre 8% e 10%.]
Audiência Pública
A ferramenta de gestão foi lançada durante a Audiência Pública realizada em Sinop nessa terça (2) com o tema “Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025: TRT-23 promovendo justiça com eficiência e equidade”. O evento buscou a contribuição da sociedade na definição das metas nacionais.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT