Um espaço com mobiliário adequado e um ambiente construído com tons serenos. É assim que a Vara do Trabalho de Pontes e Lacerda adequou a Sala de Conciliação e Perícias, ambiente que foi reinaugurado na sexta (28). O evento contou com um café da manhã organizado para os advogados da região.
De acordo com a juíza Karine Bessegato, a sala de conciliação já existia desde 2022, contudo, agora está estruturada de forma a estimular a cultura da paz. “Foi uma solicitação que fizemos durante a Correição deste ano, ocorrida em abril. A presidente do Tribunal, Adenir Carruesco, prontamente nos atendeu”, disse a juíza.
A magistrada explica que a intenção é ampliar o número de conciliações e estimular as partes e advogados a comparecerem pessoalmente à Vara do Trabalho. “A gente acredita que um ambiente preparado para a cultura da paz também propicia o diálogo e a construção de acordos”, afirmou.
Os advogados presentes na reinauguração da sala aprovaram as mudanças. Para o presidente da Subseção da OAB de Pontes e Lacerda, Edison Oliveira, o local ficou mais aconchegante. “Um esforço válido para estimular as partes a comporem, já que o acordo hoje é muito importante na Justiça do Trabalho, principalmente, para que nós tenhamos um resultado mais rápido do processo”, destacou.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT