Nesta quarta-feira (26.06), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizará a palestra “Linguagem simples na Justiça Eleitoral: comunicação clara a serviço da sociedade”. O evento ocorrerá das 9h às 11h, na modalidade telepresencial, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT).
A palestra é resultado do trabalho desenvolvido pelos Grupos de Trabalho (GTs) do 1º e 2º Graus de Jurisdição, instituídos pela Portaria n° 216/2024, visando à aplicação dos princípios da linguagem simples no TRE-MT. O público externo poderá acompanhar a palestra pelo canal do Tribunal no YouTube.
O assunto será abordado por três palestrantes. Uma delas é a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Michelle Amorim Sancho Souza Diniz, que é mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação de Magistrados. Também é pós-graduada em Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, professora da Pós-Graduação e dos cursos ofertados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) e Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) e autora da obra “Conceito constitucional da dignidade coletiva e direitos sociais”.
O juiz de Direito do TJ de Rondônia, Jorge Luiz Gurgel Amaral, também será palestrante. Ele é doutorando em Direito Constitucional pelo IDP, mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça pelo Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar. Possui, ainda, MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio) e é graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É coordenador do 4º Núcleo de Justiça 4.0 do TJ-RO e foi juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia na gestão 2014/2016. Além disso, atua como professor da Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), no curso de especialização para a carreira da magistratura, no qual ministra a disciplina Direito Eleitoral. Atualmente, exerce a presidência da 1ª Turma Recursal e a direção do Fórum Geral de Porto Velho (RO).
O terceiro palestrante será o artista, facilitador e consultor em inovação, Sidan Orafa, que é graduado em Ciências contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA), estudou Análise e Gestão de Sistemas de Informação (IFPA/IFSC) e Ciências da Computação (Seneca College – Canadá). Ele atua por meio da arte e do design como pontes para conectar pessoas e despertar mudanças. Especialista em Inteligência Visual, Sidan traz uma abordagem multidisciplinar, aplicando sua experiência como facilitador gráfico e designer de interfaces para reimaginar processos, buscando maneiras de tornar a burocracia um espaço mais humano e acolhedor.
Para o juiz-membro do TRE-MT, Edson Dias Reis, que coordena o projeto de linguagem simples no Tribunal, a capacitação é fruto do esforço de todos e todas que compõem os Grupos de Trabalho, alinhados com as diretrizes da atual gestão. “A aplicação da linguagem simples é algo que precisa ser incorporado ao dia a dia e a realização de eventos como esse é uma forma de aprendermos isso na prática. Uma comunicação clara é fundamental para que todos e todas tenham acesso à Justiça”, destaca o magistrado.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem com fundo branco e detalhes de figuras em hexágonos em tons de verde nos cantos direito e esquerdo. No centro, tem uma figura de duas pessoas conversando e as informações da palestra e dos palestrantes, além das fotos de cada um. No canto superior direito, estão as marcas do TRE-MT e da EJE-MT e na parte inferior tem uma faixa na cor laranja.
Fonte: TRE – MT