O Cejusc Presente está em ritmo acelerado na cidade de Sorriso. Só nos três primeiros dias, a equipe que está à frente da iniciativa realizou mais de 50 audiências, com índices de acordo em torno de 40%. O projeto, criado para promover mutirão de tentativas de conciliação, permanece no município do norte do estado até esta sexta-feira (21).
A ação foi realizada pela primeira vez em 2023 com o objetivo de disseminar os benefícios da cultura da paz, por meio de acordos que, além de promover uma tramitação mais célere, permitem que as partes do processo possam estabelecer um diálogo e construir juntas a solução dos conflitos trabalhistas.
Em Sorriso, as audiências do Cejusc Presente estão sendo conduzidas pelos conciliadores Joiceleide Rodrigues e Márcio dos Santos, sob a coordenação da juíza Caroline De Marchi. A desembargadora Beatriz Theodoro, responsável pelo Núcleo Permanente de Método Consensual de Solução de Conflitos (Nupemec), e a juíza auxiliar da Presidência, Leda Borges, também estiveram no município.
Cejusc Presente
O projeto surgiu de uma experiência na cidade de Arenápolis, em novembro de 2022. A 1ª edição do Cejusc Presente foi realizada em Rondonópolis, em março de 2023, e a segunda, em Barra do Garças, em setembro do mesmo ano.
(Fabyola Coutinho)
Fonte: TRT – MT