Com índice de conciliação de 83,97%, a Vara de Juína está na primeira colocação no ranking de acordos realizados em unidades de primeiro grau. O número foi apresentado nessa quarta (12) durante o encerramento da Correição da unidade. A presidente e corregedora Adenir Carruesco e equipe estiveram presentes no município do noroeste do estado.
O empenho das pessoas que atuam em Juína nas semanas nacionais de conciliação e execução promovidas pelo CSJT e CNJ está entre os fatores que contribuíram para o bom índice de conciliação. A unidade, inclusive, extinguiu todos os processos que estavam arquivados e com pendências na execução, fato que gerou elogios durante a Correição.
A equipe também recebeu elogios por alcançar as metas 1, 2, 3 do CNJ. Os indicativos se referem, respectivamente, ao julgamento de processos na fase de conhecimento, alcance de pelo menos 93% ao longo do ano, no caso em 2023, e aumento no percentual de conciliação em 1% em relação ao biênio 2019/2020.
O desempenho da unidade foi elogiado pela corregedora. “A Correição é um ótimo momento para a gente ver a região, conhecer os pontos positivos e aqueles que merecem atenção. Em Juína, vimos muita coisa digna de aplausos e recebemos também muitos elogios por parte dos advogados pela condução dos trabalhos e a forma como são sempre bem recebidos na unidade”, disse a desembargadora.
O juiz Adriano Romero destacou que a Correição foi um momento muito feliz para toda a equipe. “Quem vem a Juína vem para ajudar e isso nos deixa muito satisfeitos porque sabemos que estamos sendo cuidados, algo que faz parte da política do nosso Tribunal”, avaliou o magistrado.
Ações Afirmativas
Em 2023, a Vara de Juína destinou R$658 mil para ações afirmativas nas cidades sob sua jurisdição, o que inclui o município-sede e as cidades de Juara, Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Rondolândia, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.
Mais que atletas
Entre as ações sociais beneficiadas está o projeto de Ginástica Artística desenvolvido pelo projeto Mais que Atletas,que recebeu cerca de R$270 mil destinados pela Vara de Juína. A equipe de Correição visitou a ação social desenvolvida pela Associação Atlética Juinense, que atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes em sete modalidades esportivas.
A secretária de Esporte, Lazer e Turismo, Stefânia Basílio, agradeceu a presença da Justiça do Trabalho. “Agradeço todo apoio que recebemos até aqui da Justiça do Trabalho. O esporte é um instrumento poderoso de transformação social na vida de todas as crianças”.
Equipe de Juína
Os bons índices da Vara de Juína são uma conquista da equipe que atua no local. A unidade tem como titular o juiz Adriano Romero e conta com os servidores Eduardo dos Santos, Fernando Ota, Henrique da Silva, José Eugênio Borba (diretor), Josely Guimarães, Luciano de Carvalho e Renato Lopes.
O grupo totalizou no ano passado 599 horas destinadas à capacitação e apresentou índice 4, numa escala que compreende de zero a 5 pontos, na pesquisa interna de satisfação de 2023. Os quesitos mais bem avaliados pela equipe foram as relações socioprofissionais de trabalho e a valorização das pessoas.
(Fabyola Cubas)
Fonte: TRT – MT