Mais de 180 pessoas participaram do curso “Inteligência Artificial e Eleições de Risco”, nesta terça-feira e quarta-feira (05.06 e 06.06). Realizado pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), em formato virtual, o curso foi voltado a magistrados, magistradas, promotores, promotoras, servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A abertura foi realizada pelo vice-diretor da EJE-MT e juiz-membro, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, que deu boas vindas a todos e todas, e frisou a importância da preparação para o pleito deste ano, por meio das capacitações que a Escola Judiciária Eleitoral oferece.
Para o doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA) e assessor da Coordenadoria de Relações com a Sociedade e Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), Frederico Franco Alvim, que ministrou o curso, a Inteligência Artificial não deve ser vista como inimiga e pode contribuir para o processo eleitoral. “Não podemos demonizar a IA, o problema é a má utilização dessa ferramenta”, destacou. Nesse sentido, ele abordou as questões legais envolvidas e outros aspectos importantes a serem observados no processo eleitoral.
Alvim também é ex-assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência do TSE. Além disso, é doutorando em Ciência Política (ULISBOA), mestre em Direito (UNIMEP), especialista em Direito e Processo Eleitoral (UFG), membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e autor de diversas obras de Direito Eleitoral.
O conteúdo das aulas seguiu os seguintes tópicos: introdução à Inteligência Artificial (IA); tecnologia e democracia; conceitos básicos e progressão histórica; IA e democracia; IA e direitos fundamentais; ciberização gradativa e apropriação tecnológica da política: da busca digital pelo voto às eleições de alto risco; da filtragem ética: IA benigna e IA maligna (?) e entre outros temas relacionados.
A servidora Gisele Lopes, lotada no cartório Eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, com sede em Poxoréu, falou sobre o quanto achou as aulas interessantes. “Eu me atentei muito quando o professor nos apresentou os termos utilizados no novo meio tecnológico, e nós, que utilizamos as redes sociais não conhecemos. Além disso, achei extremamente interessante quando Frederico Alvim explicou como um vídeo pode ser transmitido em vários idiomas por meio do uso da IA.”
Jornalista: Laura Gonçalves Quadros
#PraTodosVerem: Foto da sala de aula online com alguns participantes e do professor na parte superior, e na parte central da tela a apresentação de slides do conteúdo da aula explicando sobre as eleições pré-modernas e seus conceitos.
Fonte: TRE – MT