Home Editorias Agricultura Agronegócio cresceu 11,3% nos 3 primeiros meses de 2024 e superou as...


Agronegócio cresceu 11,3% nos 3 primeiros meses de 2024 e superou as projeções

| Por

O agronegócio brasileiro registrou um crescimento de 11,3% nos três primeiros meses deste ano, superando as projeções dos analistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) geral do país cresceu 0,8% no mesmo período.

Embora o resultado do agronegócio seja animador, ele representa uma queda de 3% em relação ao mesmo período de 2023. Analistas previam uma retração ainda maior, de 4,5%, o que demonstra a resiliência do setor mesmo diante das adversidades climáticas.

O principal desafio do agronegócio no primeiro trimestre foi o clima adverso, que impactou diretamente as lavouras de soja e milho, duas das principais culturas do país. De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, as chuvas intensas no Rio Grande do Sul afetaram mais de 200 mil propriedades rurais, causando perdas significativas na produção de soja.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE, prevê que a produção brasileira de soja encolherá 2,4% neste ano, enquanto a de milho terá uma queda ainda mais expressiva, de 11,7%. Apesar das perdas, a pecuária, que responde por cerca de 20% da agropecuária, teve um leve crescimento no primeiro trimestre.

Embora as chuvas no Rio Grande do Sul tenham causado estragos na produção de soja, seu impacto total só será refletido nos dados do segundo trimestre, pois as inundações se estenderam até maio.

Fonte: Pensar Agro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here