Home Editorias Mato Grosso TRT-MT lidera ranking da Semana da Conciliação entre tribunais de pequeno porte


TRT-MT lidera ranking da Semana da Conciliação entre tribunais de pequeno porte

| Por

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) alcançou o primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte na Semana Nacional da Conciliação Trabalhista: foram R$ 30,7 milhões em acordos durante os cinco dias do mutirão no estado, realizado de 20 a 24 de maio.

Em Mato Grosso, 1.955 audiências foram realizadas, resultando em 770 conciliações e 8.870 pessoas atendidas. As audiências ocorreram nos centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º graus (Cejusc-1 e 2) e nas varas de Cuiabá e do interior. No Cejuscs, o índice de conciliação foi de 64%, totalizando R$ 21,5 milhões em acordos.

O resultado, conforme o coordenador do Cejusc-1, juiz Kleberton Cracco, deve-se ao esforço conjunto envolvendo a administração do Tribunal, magistrados e servidores que, “além das suas atribuições comuns do dia a dia, incluíram inúmeros processos adicionais nas pautas de audiência, alcançando o expressivo percentual de conciliações de 39,4%”, afirmou. “Sem que houvesse todo esse envolvimento, não teríamos alcançado a primeira colocação entre os tribunais de pequeno porte”, enfatizou.

O coordenador também destacou a satisfação de ver os esforços contribuírem para a pacificação social. “Foi muito gratificante ter participado e colaborado para que empregados e empregadores chegassem na solução dos processos por meio de um acordo”, concluiu.

Conciliação

Com o slogan ‘Conciliando a gente se entende”, a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi realizada em todo o país e  contou com a participação de magistrados, servidores, advogados e partes nos 24 TRTs, além do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

O Mutirão de conciliação foi concluído, mas as conciliações são realizadas durante todo o ano. Partes interessadas podem solicitar a remessa de processos ao Cejusc de 1º ou 2º graus para tentativa de acordo. O pedido também pode ser feito pelo site do TRT/MT, no menu lateral ‘Conciliação – Quero Conciliar’(Clique aqui).

(Aline Cubas)

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here