Como parte da programação da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista de 2024, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso promoveu uma palestra sobre a cultura da paz para os estudantes do 1º ao 10º semestres de direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). A ação faz parte da programação organizada pelo TRT/MT para informar a sociedade sobre a importância de buscar uma solução conciliatória para os conflitos judiciais.
O evento foi realizado no último dia 8, por meio do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), e compõe as iniciativas preparatórias para a Semana de Conciliação, que teve início na segunda-feira (20) e segue até sexta (24).
A palestra, conduzida pela juíza Caroline Marchi e pela conciliadora do Cejusc, Priscila Mendes, destacou a importância de disseminar a cultura da paz, o trabalho desenvolvido pelo Cejusc e a divulgação da Semana da Conciliação. “Falamos sobre a importância da conciliação e os seus efeitos positivos tanto no processo quanto para as pessoas envolvidas”, explicou a magistrada.
A intenção, completou a juíza, foi a de ressaltar uma outra possibilidade de pacificação dos conflitos. “A gente sabe que os alunos, e até nós mesmos, quando nos formamos, vivenciamos uma universidade toda baseada na cultura do litígio. Então, a gente quis levar esse outro olhar, como uma forma mais adequada de solucionar os conflitos”, pontuou a juíza.
A Justiça do Trabalho mato-grossense promoveu ainda, além da palestra e entre outras atividades preparatórias, um “Tchá com Bolo”, que reuniu advogados trabalhistas, para estimular uma conversa descontraída sobre a busca de solução para litígios pendentes.
“Conciliando a gente se entende”
A Semana da Conciliação Trabalhista é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 TRTs, envolvendo magistrados, servidores, advogados e partes. Neste ano, a programação tem como slogan “Conciliando a gente se entende”, como forma de evidenciar que o acordo é um caminho em que todos saem ganhando e que pode ser realizado em qualquer fase da tramitação dos processos judiciais.
(Comunicação Social – TRT/MT)
Fonte: TRT – MT