Home Editorias Mato Grosso TRT entrega material escolar e revistas sobre combate ao trabalho infantil para...


TRT entrega material escolar e revistas sobre combate ao trabalho infantil para crianças de Diamantino

| Por

A pequena Maria Cecília, de 8 anos, mora na comunidade rural de Bojuí, em Diamantino, e nessa quarta (14) fez um passeio que, segundo ela, vai se lembrar para sempre. Juntamente com 40 alunos da região, conheceu pela primeira vez a Arena Pantanal onde participou de um bate-papo sobre combate ao trabalho infantil e recebeu um kit do TRT contendo uma mochila, um caderno escolar e revistas em quadrinhos educativas.

As crianças fazem parte do projeto Cultura em Movimento da Prefeitura de Diamantino, que oferece apoio e realiza projetos sociais para menores em situação de vulnerabilidade social. Na manhã dessa quarta, eles participaram de uma ação do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti/MT), em Cuiabá, que buscou levar informações, ampliar os horizontes e incentivar os estudos.

Animada com o caderno novo, as revistinhas e os passeios, Maria Cecília disse que agora vai ficar mais animada para estudar. “Eu achei muito legal que todas essas pessoas importantes vieram aqui falar com a gente. As crianças se sentiram muito mais felizes, inspiradas e importantes. Gostei das revistinhas e do caderno e com essa apresentação de hoje muitas crianças vão se inspirar a estudar”.

A gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-23, desembargadora Adenir Carruesco, conversou com as crianças para explicar a importância de estudar, brincar e se preparar para o futuro. “Nesse mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil nossas campanhas se intensificam. Cada campanha é muito importante e contribui para a conscientização das pessoas. A conscientização é uma ação mais importante do que qualquer legislação.  As pessoas têm que entender o porquê do combate ao trabalho infantil para construção de uma sociedade melhor”.

É exatamente esse esforço de proporcionar cultura, lazer, esporte e estudos que vai fazer a diferença no combate ao trabalho infantil, segundo o superintende regional do trabalho em Mato Grosso, Amarildo Borges. “A Superintendência do Trabalho tem o papel de fiscalizar o trabalho infantil. O menor só pode trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Mas o combate ao trabalho infantil vai muito além da repressão e é com ações como esta que a sociedade vai de fato enfrentar esse grave problema”.

O Projeto Cultura em Movimento tem entre seus objetivos abrir os horizontes das crianças e mostrar tudo que elas vão poder ter acesso na vida ao se dedicar aos estudos e terem bom comportamento, como explicou o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro. “ Ao virem para a capital conhecer o estádio onde foi sediadauma copa do mundo, um shopping, um cinema 3D elas ampliam a visão de mundo. Tem muitos caminhos ruins, sabemos que crianças e adolescentes são aliciadas pelo tráfico, mas queremos mostrar a elas que se seguirem um caminho bom e de estudo tudo é possível”, afirmou.

Fepeti 

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti) abarca questões envolvendo o enfrentamento ao trabalho infantil e possui como missão articular, sensibilizar e mobilizar as instituições governamentais, a sociedade civil, representantes dos empregadores e trabalhadores para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no estado.

O Fórum foi criado em 12 de junho de 2008 como resultado de um processo de articulação política liderado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. 

Também participaram do evento a secretária adjunta de Assistência Social (Setasc/MT), Leicy Vitório, o auditor-fiscal Valdiney de Arruda, o secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer (Secel) Davi Moura e o secretário de Cultura e Turismo de Diamantino, Caique Loureiro.

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here