Home Editorias Mato Grosso SUSTENTABILIDADE – Tribunal suspende copos descartáveis para público interno


SUSTENTABILIDADE – Tribunal suspende copos descartáveis para público interno

| Por

O Tribunal usa, aproximadamente, 1.400 centos de copos descartáveis ao longo do ano, o que impacta o meio ambiente e reflete nos indicadores da Resolução 400 do CNJ. Para contribuir com um meio ambiente mais sustentável, o fornecimento de copos plásticos estará suspenso em um prazo de 30 dias, contados da determinação da administração, em 26 de janeiro.

Cada pessoa deve adotar seu próprio copo e colaborar para reduzir o acúmulo de plástico no planeta. Caso as unidades sintam necessidade, podem solicitar copos de vidro à Secretaria de Infraestrutura, Serviços e Patrimônio (SISP).

Em eventos com o público externo, os copos serão disponibilizados até que o estoque do almoxarifado termine. Além disso, o Tribunal conta com a disponibilidade de bebedouros de pressão, tanto em Cuiabá quanto nas varas do interior.

Determinação
A medida consta em despacho da Presidência no Proad 700/2024. Conforme o documento, o TRT mato-grossense consome mais copos descartáveis que diversos regionais trabalhistas, muitos dos quais já estão com o consumo zerado. Além disso, o plástico também é prejudicial ao meio ambiente e traz impactos negativos no Índice de Desenvolvimento Sustentável do TRT.

PLS
O Tribunal também deve atender às diretrizes estabelecidas pelo Plano de Logística Sustentável (PLS), que está alinhado à Estratégia Nacional do Judiciário e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Nele, estão contidos indicadores, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, que busquem uma melhor eficiência do gasto público na gestão dos processos de trabalho.

Decomposição
O tempo de decomposição de plástico pode chegar até 450 anos, fazendo com esse material seja um dos vilões mais poluidores atualmente.

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here